Braspol inicia 28ª Tradycje Polskie na Capital Paranaense Polonesa, no próximo sábado

 Braspol inicia 28ª Tradycje Polskie na Capital Paranaense Polonesa, no próximo sábado

Chegada do quadro de Nossa Senhora de Częstochowa na Igreja da Água Branca, em 26 de agosto de 2019

A abertura oficial ocorre em frente à prefeitura de São Mateus do Sul, a partir das 10h do próximo sábado (30/07), seguida de carreata (com desfile) e cavalgada. Outras atividades correlatas compõe o calendário das festividades do mês polonês na Capital Paranaense Polonesa. Ao longo do mês de agosto terá uma série de eventos, encerrados com festa na igreja centenária e passando pela 3ª Polskie Smaki.

Dia 6 de agosto, sábado da próxima semana, o Cepom sedia o 28º baile com escolha da Rainha da edição atual da Tradycje Polskie. O evento será animado pela Banda Coração Nativo. No dia seguinte, 7 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Częstochowa realiza a festa da Boa Colheita. Dia 19 de agosto, sexta-feira, uma missa da imigração polonesas será celebrada na Igreja Perpétuo Socorro.

A programação traz também, no dia 20 de agosto, 3º sábado do mês, o jantar típico polonês (Kolacja Czysto Polska) na Capela São João Paulo II. Para proporcionar mais conhecimento sobre a etnia, o escritor e jornalista Ulisses Jarochinski palestra no Colégio Duque de Caxias, dia 24 de agosto – uma quarta-feira. Seu tema é “contribuições culturais dos imigrantes da Polônia”.

O encerramento das festividades será no último domingo do mês, dia 28 de agosto, com a tradicional festa polonesa de Nossa Senhora de Częstochowa na igreja centenária da Água Branca. Antes disso, no sábado dia 27 de agosto, a Rua do Mate sedia a 3ª Polskie Smaki (sabores da Polônia), festividade presente no calendário oficial de eventos do Paraná, a partir da proposição do deputado estadual Emerson Bacil.

O parlamentar também foi responsável pela indicação inicial, depois sendo um dos autores do projeto de lei, que concedeu a São Mateus do Sul o título de Capital Polonesa do Paranaense Polonesa. A 28ª Tradycje Polskie terá ainda exposição, tendo peregrinação religiosa e produtos tradicionais poloneses à venda nas feiras gastronômica (quarta e sexta-feira) e do produtor (aos sábados).

Relacionado a festividade, desde o dia 17 de julho o quadro peregrino de Częstochowa visita comunidades, passando por São João do Triunfo, e estará no desfile e Festa da Colheita. Perfazendo um trajeto desde a igreja do Perpétuo Socorro até a Água Branca dia 28 de agosto, passando pelo Parque de Exposições, Taquaral do Bugre e chegando no templo centenário dedicado à Santa. Nessa festa se apresenta o tecladista Inácio Harent de Jaraguá do Sul.

Da redação com informações da Braspol e imagem de arquivo da Braspol de agosto de 2019

Últimas notícias