Abrigo institucional de Mafra inova e oferece ‘Cão Terapia’ para crianças e adolescentes acolhidos

 Abrigo institucional de Mafra inova e oferece ‘Cão Terapia’ para crianças e adolescentes acolhidos

A secretaria municipal de Assistência Social de Mafra vem se utilizando da chamada Cão Terapia com cerca de dez crianças e adolescentes, acolhidos no abrigo institucional “Benemérito Epitácio Schumacher”. “O amor dos animais é algo que comprovadamente faz bem a qualquer pessoa”, cita a prefeitura sobre esse trabalho e disso o intuito de aproveitar os benefícios do contato com os bichos de estimação para interagirem.

A ação é inovadora em Mafra e teve início no mês de fevereiro deste ano, tendo como ator principal Duke, um cachorro da raça Golden treinado para ser cão terapeuta. A iniciativa do projeto partiu de sua tutora, Sirlei Rechetelo, que se encantou com o aprendizado dele e a conduta do adestrador Luciano Aparecido do Nascimento. Dali a sugestão para aperfeiçoar o treinamento para esse tipo de atividade.

Atualmente Duke visita o abrigo institucional duas vezes por semana e é o responsável por promover afetividade, distração, minimizando a ansiedade e a inquietação comuns em situações de direitos violados que resultam em afastamento do convívio familiar, conforme informou a prefeitura. Para o adestrador o desafio de preparar o Duke como cão terapeuta, lhe deu certo frio na barriga, diante do convite para a missão.

“Para mim seria uma missão para a qual não sabia nem por onde começar, pois nunca tinha feito esse trabalho. Como sempre gostei de desafios, nunca tive problemas de mergulhar no desconhecido e assim foi”, explicou o adestrador. É característica da raça Golden ter essa pré-disposição. “Foi só permitir que ele tomasse a iniciativa, sempre analisando o comportamento dele e tentando entender qual o seu grau de doação”, observou.

Por sua vez, a secretária de Assistência Social, Danielle Kondlatsch, disse estar encantada com o cachorro Duke e com os resultados das visitas dele no abrigo: “Duke, Luciano e seus tutores se tornaram grandes parceiros da Assistência Social. Temos muito orgulho da execução desse projeto em nossa Secretaria. A ideia é expandir, com o atendimento de um público ainda maior”, observou a chefe da pasta.

Da redação com informações e imagem da prefeitura de Mafra

Últimas notícias