Bacil viabiliza verba inédita de quase 800 mil, vinda de um deputado estadual para hospital de Triunfo

 Bacil viabiliza verba inédita de quase 800 mil, vinda de um deputado estadual para hospital de Triunfo

Foto: Portal Cultura Sul FM

Pela primeira vez em mais de 30 anos de história do Hospital e Maternidade Imaculada Conceição de São João do Triunfo, a instituição recebe uma verba no valor de mais de 785 mil reais, por indicação de Emerson Bacil, que estava como deputado, e cresceu e se criou em Triunfo, conhecendo bem as necessidades da população do município. A indicação teve um tramite de quase três anos, e no dia 03 de maio, foi finalmente realizada a celebração do convênio, momento esse, em que o Hospital recebeu o valor total em sua conta, de R$ 785.558,91 (setecentos e oitenta e cinco mil, quinhentos e cinquenta e oito reais e noventa e um centavos).

O dinheiro repassado, tem a finalidade de garantir a segurança aos pacientes, através da aquisição de equipamentos e renovação do mobiliário do hospital, sendo eles: um equipamento radiológico digital, um ultrassom, cinco poltronas de coleta, dezessete poltronas hospitalares de acompanhantes, quinze cama fowler, um carro-maca, um foco cirúrgico, uma mesa cirúrgica elétrica, um aspirador cirúrgico e um monitor de sinais vitais.

Em conversa com o Portal Cultura Sul, o provedor do Hospital, Edinei Filipak, disse que todo o recurso para o hospital é bem-vindo, visto que o principal, é o melhor atendimento aos pacientes. “Trabalhamos sempre para ajudar, por isso, vamos trabalhar para que nenhum equipamento fique fora da compra, pois sabemos que tudo aumentou de preço e precisa da contra partida do hospital, vamos buscar recursos para não perder nenhum equipamento”, frisou.

Emerson Bacil, proponente da indicação, comemorou ao saber que já no dia 3 o hospital recebeu em sua conta bancaria o valor da sua indicação, que visa trazer melhorias e melhor atender a população triunfense. “Felizmente o valor já foi depositado, e eu, assim como a população, queremos que a compra desses equipamentos seja realizada o quanto antes, pois a saúde não pode mais esperar. O valor já foi depositado e sabemos que já há os orçamentos, então o que falta para a compra? Já recebi relatos inclusive, que médicos não estão aceitando raio x do hospital, por isso, é de extrema urgência essa aquisição. Trabalhamos pela população e não podemos permitir mais nenhum atraso para que esses equipamentos sejam adquiridos”, destacou.

Trabalho em prol do Hospital e dos Triunfenses

O Deputado Estadual Emerson Bacil, indicou R$820 mil para o Hospital Imaculada Conceição de São João do Triunfo, em 2019, valor esse, para aquisição de equipamentos, que em um primeiro momento tinha uma listagem, e após verificação de valores o pessoal do hospital refez a listagens desses equipamentos. O tempo passou e em maio de 2021, mais precisamente no dia 25, foi solicitada uma reunião pelos vereadores Ari Novako, Valdo Borges e Adir Stempinhak na Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que contou com o deputado Emerson Bacil, o provedor do Hospital Imaculada Conceição, Edinei Filipak, vice-provedor Leandro Gordia, 2º secretário Cláudio Lima e assessor do secretário de estado da saúde Beto Preto, Ian Lucenda Sonda.

A reunião foi para datar um prazo de entrega das atualizações de equipamentos necessários. Ainda em 2020 o deputado Emerson Bacil, com até então vereadores Valdo, Ari Novako, liderança do município Adir Stempinhak (atual vereador), estiveram no hospital, para conversar com a diretoria sobre a documentação que até aquela data não foi repassada para a SESA. Na ocasião Bacil falou sobre a importância do que ficou definido na reunião.

“A reunião de hoje foi muito boa, o valor está disponível, aguardaremos a atualização da lista de equipamentos do hospital que será realizada nos próximos dias”, disse Bacil ao final da reunião. Gordia ainda salientou no encontro que esse era a primeira vez que o Hospital Imaculada Conceição de São João do Triunfo estava recebendo uma verba tão alta. “Agradeço todo esforço do deputado Emerson Bacil e sem dúvidas nós triunfenses seremos beneficiados por mais essa conquista”.

Da redação do Portal Cultura Sul

Últimas notícias