7 casos suspeitos de dengue em Palmeira estão em investigação com alerta do município

No mês de abril a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) declarou situação de epidemia de dengue no Paraná, por conta do aumento no número de casos no Paraná. Desde agosto de 2021, se realiza o monitoramento da doença entre os paranaenses e se contabiliza quase 110 mil notificações e nove mortes. Palmeira, inclusive, fez campanha educacional para mobilizar o combate aos focos do mosquito transmissor, principalmente.

Em dezembro do ano passado, por conta do período conhecido pela intensa propagação de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue), o município havia organizado o dia D de combate à dengue nas escolas de Palmeira. Material didático relacionado à prevenção e informativo foi levado até os estabelecimentos de ensino, com ensino de práticas para evitar o contágio com a doença.

Dados divulgados pela prefeitura de Palmeira, citam o registro de nove casos para análise da dengue no município, no ano de 2022. Dois sendo descartados e sete casos que estão em investigação, aguardando o laudo de exame confirmatório do Laboratório Central do Estado (LACEN).

O Paraná, de acordo com o 36º Informe Epidemiológico da Sesa, divulgado na terça-feira (03/05), já registrou 109.574 casos notificados. São 15.230 a mais da semana passada para a atual, mostrando o crescente contágio. Tendo 37.048 confirmações, num aumento de 23,45% em sete dias. 374 municípios (93,7% dos 399) registraram notificações e 309 (77,4%) já confirmaram a existência da doença

Esse mesmo relatório semanal cita que 269, dos 399 municípios do Paraná, têm casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída dentro do perímetro municipal de residência dos pacientes com diagnóstico positivo para a doença. Isso mostra a circulação do mosquito e vírus entre os cidadãos dessas cidades. Disso o alerta para combater os possíveis depósitos de água parada acumulada.

Os sintomas da dengue são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal. Disso a orientação para medidas preventivas que possam impedir a dengue, “a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água”, destaca a prefeitura de Palmeira.

Da redação com informações e imagem da prefeitura de Palmeira e Governo Estadual

Últimas notícias