Igreja da Paróquia São João Batista de Triunfo, segue interditada aguardando laudo do solo, após aparecerem rachaduras

 Igreja da Paróquia São João Batista de Triunfo, segue interditada aguardando laudo do solo, após aparecerem rachaduras

Em entrevista ao Portal Cultura Sul, Padre Ronaldo e Padre Mauro explicaram a real situação da Igreja da Paróquia São João Batista

Após a igreja da Paróquia São João Batista em São João do Triunfo ser “interditada”, fiéis participam das missas no salão de festas da comunidade. O Administrador Paroquial, Pe. Mauro Sérgio Portela dos Santos, e o Vigário Paroquial, Pe. Ronaldo A. Rodrigues, explicaram que a mudança para o salão se deu a partir de uma orientação que veio do Bispo, seguindo recomendações de laudos realizados na estrutura.

Padre Mauro e Padre Ronaldo / Foto Portal Cultura Sul

Muitos comentários sobre uma possível demolição surgiram, assim como o de uma reforma, mas para saber exatamente o real problema da igreja, nós do Portal Cultura Sul, fomos conversar com os Padres da comunidade, Mauro e Ronaldo, que gentilmente concederam uma entrevista para explicar sobre o que está acontecendo e quais os procedimentos que estão tomando em relação a esse assunto.  

Os Padres explicaram que já foi realizado dois laudos que analisaram a estrutura, e neles não tinha nada falando que o teto poderia cair por exemplo, mas devido as rachaduras, existe o risco de alguma parte de um reboco se desprender, o que pode vir a cair em cima de um fiel e causar ferimentos e não é isso que a igreja quer ou deseja a alguém da comunidade, pelo contrário, segundo eles, a igreja prioriza o bem estar e a segurança de todos que ali estão.

“Presando pela vida e bem estar dos fiéis, prudentemente, achamos por bem sair da igreja e realizar as missas no salão da igreja. Não podemos colocar em risco a vida de ninguém, com isso, a melhor atitude nesse momento foi realizar essa mudança”, explicou o padre Ronaldo.

Quando indagados sobre a volta das missas na igreja, eles foram enfáticos. “A data da volta é indeterminada”. Os Padres explicaram que após esses dois laudos estruturais, agora estão aguardando um laudo de analise de solo, para ter clareza, sobre quais as próximas medidas dever ser tomadas. “Essa análise de solo vai dar clareza sobre como está a base da igreja, e assim vamos saber o que fazer”, contou Mauro.

O Padre Ronaldo ainda salientou que todo o cuidado necessário está sendo tomado, afinal, a igreja tem anos de história, foi feita por muitas pessoas, e cada pedacinho da sua estrutura tem um relato, e com isso, merece um cuidado todo especial. “Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para recuperar a igreja da melhor forma possível, pois sabemos do esforço da comunidade. Tomamos cuidado até na hora da escolha de profissionais para realizar os trabalhos aqui na nossa comunidade”, relatou Ronaldo.

Imagem interna da igreja / Foto do site da Paróquia

A empresa que irá realizar o laudo do solo já foi contratada e deve fazer o trabalho na próxima semana. “Essa empresa é de Curitiba, por terça ou quarta-feira já devem estar aqui realizando esse trabalho e a partir desse laudo vamos poder saber melhor como proceder em relação a igreja”, disseram. Os Padres ainda salientaram que nas missas sempre explicam cada etapa que está acontecendo na igreja, buscando de maneira clara levar as informações a comunidade, mas sabem quem todos entendem essa situação.

“Temos fé que tudo vai se resolver na melhor forma possível. Queremos sempre o melhor para a comunidade e ficamos felizes em saber que podemos contar com a comunidade, pois a igreja é do povo”, finalizou Padre Ronaldo.

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias