Ucranianos condenam fala atribuída a deputado humilhando as mulheres e pedem sua cassação

 Ucranianos condenam fala atribuída a deputado humilhando as mulheres e pedem sua cassação

Fabiana Tronenko – ex-embaixatriz da Ucrânia do Brasil, saiu em defesa das mulheres e condenou a atitude do deputado (foto reprodução do Facebook – Fabiana ao lado da filha)

Arthur do Val, conhecido como “Mamãe, Falei”, ganhou fama instantânea da pior maneira possível, no mês da mulher e diante do cenário de guerra na Ucrânia: humilhando as mulheres ucranianas. Fato reportado no pedido feito diretamente ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pela Representação Central Ucraniana Brasileira (RCUB), por cassação de mandato parlamentar.

“O deputado Arthur do Val revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas onde sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade. Que seja igualmente requerido às autoridades policiais internacionais investigação sobre possível aproveitamento sexual de mulheres vulneráveis atingidas pelo drama da guerra”, frisou Vitório Sorotiuk – presidente da RCUB.

A entidade representa organizações civis e religiosas (em torno de 600.000 brasileiros descendentes de ucranianos). Em nome deles, a  RCUB solicitou que o presidente da Assembleia “para apuração dos fatos sobre as declarações e comportamento na fronteira da Eslovênia com a Ucrânia envolvendo o deputado Estadual Arthur do Val para fins de cassação de seu mandato por sua conduta ser incompatível com o decoro parlamentar”.

“São fáceis, pois são pobres”, cita trecho da fala, conforme a coluna de Igor Gadelha em Metrópoles. O canal divulgou áudios atribuídos a Arthur do Val (Podemos), fazendo comentários de desprezo frente às refugiadas ucranianas. O deputado é integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e estaria na Ucrânia sob o argumento “de auxiliar a resistência local contra a invasão russa”, segundo a publicação.

Mamãe, Falei teria enviado áudios a colegas do MBL. “Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, teria afirmado Arthur do Val, que é pré-candidato ao governo de São Paulo e conta com apoio do ex-juiz Sergio Moro.

Chorando, Fabiana Tronenko – ex-embaixatriz da Ucrânia do Brasil, saiu em defesa das mulheres e condenou a atitude do deputado, chamando o de “ridículo” e “cretino”. “E você tenha respeito, seu vagabundo! Nunca que nós vamos admitir que você mal, de maneira esdrúxula das mulheres ucranianas”, frisou se dirigindo Arthur do Val. “Você não tem noção do que o povo ucraniano está sofrendo, do que nós estamos sofrendo.”

“Deus que livre o governo de São Paulo, de ter um governador como você! Porque você é uma vergonha, respeite as mulheres. E respeite as mulheres ucranianas, seu canalha!”, disse Fabiana – mulher do diplomata Rostyslav Tronenko, atual combatente de guerra na Ucrânia. Ela se pronunciou pelas redes sociais, indignada sobre o caso. Seu marido está defendendo os ucranianos na guerra, enquanto a ex-embaixatriz está no Brasil.

Para a imprensa, a assessoria de Mamãe, Falei disse “estar tentando entrar em contato com o deputado. A diferença de fuso horário entre o Brasil e a Ucrânia é de cinco horas”. Circula a informação de que Arthur do Val teria pousado no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no início da manhã deste sábado (05/03). Especula-se que tome o figurino clássico de fanfarrões pegos em flagrante: pedirá desculpas, se dirá arrependido.

Da redação com informações da RCUB, Fabiana Tronenko e portais. Imagem reprodução Facebook/Fabiana Tronenko

Últimas notícias