Braspol elege nova diretoria e presidente destaca foco na identidade e retomada cultural

 Braspol elege nova diretoria e presidente destaca foco na identidade e retomada cultural

A chapa Tradycje Polskie apresentou como candidato à presidência Crisanto Nogueira Cavalcante. Composta na vice por Roseli Aparecida Ferreira Oleinik e suas oitos secretarias relacionadas à diretoria executiva. Também conselho fiscal e comunitário (efetivos e suplentes). Sendo vitoriosa com 59 votos frente a outra composição com 37 votos, num processo democrático e familiar.

O novo presidente do Núcleo de São Mateus do Sul, da Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil (Braspol), destaca uma eleição tranquila e democrática, com boa participação dos braspolinos, na manhã deste domingo (27/03). “Foi um encontro cultural”, frisa Crisanto, destacando ser um processo diferente e sem as habituais disputas políticas e das eleições partidárias.

A Braspol é a “celular mater [mãe] de todo o conjunto de potencialidade cultural polônica de São Mateus do Sul”, segundo o presidente. O Núcleo tendo essa grande importância de cuidar do potencial existente, desde a constituição de grupos e entidades ligadas aos descendentes e etnia polonesa. Nessas três décadas de existência, abrange o desejo de manter viva a história dos imigrantes poloneses.

A pandemia trouxe prejuízos, conforme Crisanto, mas a perspectiva é de retomar e reassumir as funções de representatividade e defesa da cultura polonesa, fomentando esse setor, componente histórico de São Mateus do Sul. O sentimento do presidente eleito é de gratidão “por toda essa gente”. O legado maravilhoso, “que acolhe a todos”, é um dos pontos centrais a serem fomentados, no seu entendimento.

Por ter título de cidadão honorário, junto à comunidade são-mateuenses e luta pela cultura polonesa, Crisanto menciona esse compromisso de fazer o melhor. Promovendo uma transformação do município no campo da cultura, história e turismo. Obviamente, diante da globalização, a cultura, sendo um segmento familiar, fica nesse contexto desafiador de manter as permanências, frente às distorções atuais.

Os desafios são de retomar essa consciência dos bons méritos, boa civilização, trazendo os jovens para o contexto cultural. Em São Mateus do Sul encabeçados pelo Núcleo da Braspol e que “interessa a todos nós”, e focando essa identidade. Com foco nesse potencial existente, a conscientização e “reestabelecer a consciência cultural histórica”, com base “nos bons conceitos na ética e na moral”, são diretrizes de Crisanto e diretoria.

Da redação com fotos de Crisanto Cavalcante

Últimas notícias