São João do Triunfo tem 50% de rede de esgoto, pendentes de interligações das casas

 São João do Triunfo tem 50% de rede de esgoto, pendentes de interligações das casas

Alguns moradores receberam um comunicado da Sanepar informando sobre a retomada dos serviços socioambientais no município. A empresa esclarece ser a etapa seguinte após a conclusão de obra da rede de esgoto. Tendo a responsabilidade de cada proprietário interligar da sua casa até a estrutura de coleta sanitária. O percentual cobre 50% da cidade que estará efetivamente funcionando quando da ligação dessas moradias.

Primeiro a Sanepar licita e a empresa vencedora do processo constrói a rede pública de esgoto na rua, cabendo, em seguida, a ligação das casas até essa estrutura. Serviço esse de total responsabilidade de cada consumidor, orientado e vistoriado, e somente pode ser feito quando o setor socioambiental der a coordenada efetivamente. Cabe a essa equipe visitar o morador, orientar e supervisionar a interligação do domicílio.

De acordo com a empresa, algumas tratativas mais coletivas de repasse de informações ficaram reféns da pandemia e impedidas de serem feitas por reuniões públicas. Fato que reiniciou as visitas nas casas, com pessoas devidamente identificadas com crachá da terceirizada Econsult Ltda e veículos à serviço da Sanepar, e fará cursos e oficinas educativas sobre o correto procedimento para as ligações serem feitas.

O aviso faz parte da obra concluída em 2020. No ano passado iniciou outra extensão que eleva o percentual a 65%, mas também passível de interligação das casas. “Para que o benefício do acesso ao esgotamento sanitário seja efetivo para a saúde das pessoas, é fundamental que todos colaborem com a interligação do imóvel ao sistema de maneira correta, contribuindo também com a preservação do meio ambiente”, explica a Sanepar.

Nessas visitas, da obra concluída que atinge 50%, a equipe verifica se “a interligação de esgoto está de acordo com as exigências técnicas da empresa e da legislação ambiental”, segundo a Sanepar. Esse trabalho iniciou na semana passada, e “em 30 dias os agentes retornarão nesses imóveis para fazer a vistoria técnica. Na sequência também haverá curso de capacitação para professores e encanadores”, acrescenta.

“A cobertura atual na cidade está em torno de 50%, com previsão de 65% após a conclusão das obras”, informou a assessoria da Sanepar citando nova estrutura a ser finalizada ainda em 2022. Em relação à obra anterior de 2020, a empresa confirma que “foi concluída e a rede está liberada, mas muitos imóveis ainda não interligaram, o socioambiental está trabalhando com essas famílias”.

Segundo a empresa, como as orientações são feitas para cada morador, todos sabem da responsabilidade interna. “O que ocorre às vezes é que, como passou a rede na frente do imóvel, finalizou o serviço na rua, pavimento refeito, alguns podem pensar que já podem fazer a interligação, porém, pode haver outras etapas de obra em andamento, por isso tem que aguardar a liberação”, esclarece a Sanepar.

“Se a interligação é feita antes da liberação, pode acontecer de uma etapa à frente ainda não estar concluída, como uma elevatória, por exemplo, e ocorrerem extravasamentos, causando transtornos para toda a comunidade”, ressalta a empresa. Disso o trabalho da equipe socioambiental para orientar o momento certo. Ainda, para o final de março, a Sanepar pretende abrir um curso de encanador voltado só para mulheres.

Da redação com informações da Sanepar e imagem Portal Cultura Sul FM

Últimas notícias