Resolução para condenar ofensiva russa contra Ucrânia será votada em Assembleia da ONU

 Resolução para condenar ofensiva russa contra Ucrânia será votada em Assembleia da ONU

Uma reunião, com os 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), será realizada nesta segunda-feira (28/10), às 10h, em Nova York. É uma sessão emergencial da Assembleia Geral, com o objetivo de votar resolução condenando a ofensiva militar da Rússia contra os ucranianos. Algo raro no gênero de acontecer, para tratar de um assunto de emergência mundial.

A convocação da sessão de emergência foi aprovada neste domingo (27/02) pelo Conselho de Segurança, quando 11 países votaram a favor, entre eles, o Brasil, os Estados Unidos e a França. Apenas a própria Rússia foi contra a decisão, mas não pôde usar o poder de veto, por não ser permitido esse tipo de procedimento. Três nações se abstiveram na votação: a China, Índia e os Emirados Árabes Unidos.

A resolução poderá ser aprovada pela Assembleia Geral por dois terços de votos a favor. Ela não será vinculativa, mas terá peso político. Esta é a primeira vez, desde 1982 que o Conselho de Segurança pede sessão de emergência da Assembleia Geral. Demonstrando, segundo as informações da ONU Notícias, a forma de gravidade com que a problemática está sendo encarrada pela entidade.

O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, frisou a preocupação brasileira entendendo o papel do Conselho de Segurança “ainda não esgotou os instrumentos e mecanismos” para solucionar o conflito por via diplomática. Segundo ele, a situação precisa de urgência na solução, disso a necessidade da Assembleia Geral na busca de soluções por fim ao conflito na Ucrânia.

Da redação com informações e imagem da Agência Brasil e ONU

Últimas notícias