Cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual retornam para as escolas públicas

 Cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual retornam para as escolas públicas

Foto: Renato Prospero/SEED

Duas mil e cem escolas da rede estadual de ensino estão retomando as aulas presenciais nesta segunda-feira (07/02). A data constava no calendário aprovado no ano passado e o retorno envolve cerca de um milhão de alunos e 90 mil profissionais da educação, entre professores e funcionários. Segundo o governo, os protocolos sanitários serão cumpridos e aulas remotas só em fechamento de turma ou escola.

Há orientação sobre uso de máscara, aferição da temperatura na entrada, disponibilização de álcool gel em locais de maior circulação de pessoas e orientações à comunidade escolar sobre a higienização frequente, manutenção dos ambientes de ensino arejados, com janelas e portas abertas durante a maior parte do tempo, além de evitar contato físico (como aperto de mãos, abraços e beijos) e o compartilhamento de objetos pessoais.

A desinfecção constante de equipamentos e materiais destinados ao ensino que sejam compartilhados e das próprias instalações das instituições de ensino também estão entre os procedimentos. Quando há notificação de casos de Covid-19 entre estudantes, professores ou funcionários de colégios estaduais, as instituições de ensino seguem as orientações da última atualização da nota orientativa da secretaria Estadual de Saúde.

Os casos confirmados são afastados e uma avaliação é feita pelo comitê de biossegurança para tomar uma decisão pela eventual suspensão das aulas e em qual nível. Caso o contato tenha se limitado a grupos específicos, é considerado o isolamento de uma sala de aula ou de um grupo de uma sala de aula. Assim, o retorno será 100% presencial, assim como terminou o ano letivo de 2021.

A aula remota (por Meet) será utilizada apenas na necessidade do eventual fechamento de turmas e/ou escolas.  Além disso, estudantes com comorbidades podem permanecer no ensino remoto (assistindo às aulas disponíveis no canal de YouTube do Aula Paraná, fazendo atividades impressas ou no Google Classroom ou, eventualmente, fazendo meets) até 30 dias após a conclusão do ciclo vacinal.

De acordo com a programação, as aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25. O término, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de dezembro. “As escolas estão preparadas para esse retorno, com todos os protocolos necessários. É uma nova realidade em 2022, com a vacina contra a Covid-19 chegando aos braços dos nossos estudantes”, afirmou o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Da redação com informações da AEN e imagem Renato Prospero/SEED

Últimas notícias