São Mateus do Sul foi palco de importante evento tradicionalista gaúcho

 São Mateus do Sul foi palco de importante evento tradicionalista gaúcho

Prendas e Peões da gestão 2022/2024. Foto: Divulgação

O município de São Mateus do Sul, foi palco nesse final de semana, sexta-feira (14) e sábado (15), do 21º Congresso Tradicionalista para a Eleição do Novo Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do Paraná, posse das novas gestões de coordenadores regionais, e também do 27º Concurso de Prendas e Peões do MTG-PR, no qual foi eleito através de concurso, o Novo Prendado do MTG.

O evento recebeu centenas de participantes de várias regiões do estado, o que fez com que a rede hoteleira ficasse lotada no final de semana, além de movimentar a tradicional feira, realizada na praça do Mathe no sábado (15), restaurantes, lanchonetes e barzinhos da cidade. Um dos principais eventos esperados no final de semana, foi o 27º Concurso de Prendas e Peões, evento esse que deveria ter sido realizado em março de 2019 segundo a organização, mas devido a pandemia, foi cancelado e remarcado para essa nova data.

O Concurso foi realizado no Colégio Estadual Duque de Caxias, e o Congresso no Pavilhão da Igreja Matriz. Prendas e peões representaram suas regiões e já na sexta-feira (14), dia da abertura, passaram por uma prova escrita, e no sábado dando sequência ao concurso, tiveram que apresentar seus dotes artísticos: danças, culinária, declamações, seus dotes e suas vivências, contou a Diretora Artística e Cultural da 6ª Região Tradicionalista (RT), Geomara Kavilhuka.

A Diretora explicou que representando da 6ª RT, que abrange o município de São Mateus do Sul, o evento teve a participação da prenda Marilda dos Santos do CTG Pialo da Saudade, que se classificou em 5º lugar na modalidade Prenda Veterana. Na categoria Peão Mirim, o representante foi Emmanoel Okonoski do CTG Chapada dos Ervais, que conquistou o cargo de 1º Peão Biriva Mirim do MTG-PR garantindo esse título para São Mateus do Sul, e o peão Alessandro Barbosa, do CTG Brasido da Tradição conquistou o título de 1ª Peão Adulto do MTG-PR.

Geomara ao centro com os Peões e Prenda da 6ªRT

“Queremos agradecer a todos que incentivaram e apoiaram o evento, pois sem esse trabalho em conjunto não seria possível realizar esses eventos de grande sucesso. São Mateus do Sul agora é a casa do 1º Peão Biriva Mirim do estado do Paraná e isso é uma oportunidade e abre portas para nós tradicionalistas. Os amigos que vieram para a cidade e não conhecia ainda São Mateus, ficaram muito surpresos com a recepção dos São-mateuenses, e fizeram somente elogios a cidade. Fica o nosso agradecimento e convite a toda população para prestigiar os próximos eventos, pois todos são abertos a comunidade”, destacou Geomara Kavilhuka.

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias