Anapetro e autoridades repercutem o anúncio da Petrobras sobre venda da SIX

 Anapetro e autoridades repercutem o anúncio da Petrobras sobre venda da SIX

O Portal e Rádio Cultura Sul FM buscou ouvir as autoridades do município e São Mateus do Sul e representantes dos petroleiros em relação à venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX). Na noite desta quinta-feira (11/11) a estatal anunciou a assinatura do contrato com a empresa Forbes & Manhattan Resources Inc. (F&M Resources), subsidiária integral da Forbes & Manhattan Inc. (F&M).

O valor é do negócio é R$ 178,8 milhões (US$ 33 milhões) e, segundo a Petrobras, em consonância com a Resolução nº 9/2019 do Conselho Nacional de Política Energética. A tratativa é a sequência do processo de desinvestimento da SIX. Após a conclusão da operação de venda, a Petrobras continuará operando a unidade através de um contrato de prestação de serviços por um período transitório.

Ainda, a Petrobras e a F&M reafirmaram o compromisso estrito com a segurança operacional na SIX em todas as fases da operação e manterão parcerias firmadas com o município de São Mateus do Sul para o fornecimento de calxisto – utilizado na pavimentação de vias da cidade – e para a disposição de resíduos urbanos em áreas da unidade que já passaram por mineração.  

Em relação ao anúncio de venda, a prefeita são-mateuense Fernanda Sardanha informou que terá uma reunião com a Petrobras para ouvir em detalhes a posição da estatal com sede com Rio de Janeiro e em seguida se pronunciar sobre o assunto. O presidente da câmara, Omar Picheth, afirmou que “não foi venda. Foi doação. Valor menor que o lucro desse ano. Bem menor que o total de dívida que ANP cobrava”.

“Com o benefício de um mal pagador conseguiu desconto natalino. Aluga a planta de pesquisa para própria Petrobras. Assim paga dinheiro emprestado com juros bem natalinos pela empresa lucrativa. Com a diminuição do valor pago mensal de royalties. Município já começa perder recurso. Parabéns a todos envolvidos,” opinou o presidente da câmara de São Mateus do Sul que também é petroleiro.

O presidente da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro), Mário Alberto Dal Zot, também se posicionou. “Só o acordo da SIX dos royalties foi 540 milhões reais aproximadamente 100 milhões dólares”, citou. “E tiveram perdão da ANP de outros 100, logo foi vendida por 133 milhões… só que quem pagou os outros 100 foi o povo brasileiro via renúncia ou perdão da ANP”, completou.

Da redação com imagem reprodução da audiência pública dos royalties/ANP

Últimas notícias