Sesa divulga 6 óbitos e 17 casos da variante delta, sendo um em União da Vitória

 Sesa divulga 6 óbitos e 17 casos da variante delta, sendo um em União da Vitória

Laboratório Central do Estado – LACEN – Recepção de amostras para teste do Coronavirus. Curitiba, 01/04/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A confirmação, a partir de exame laboratorial, saiu na sexta-feira (01/10). São 17 casos da variante delta, do Coronavírus, no Paraná e seis óbitos decorrentes de infecção com a Covid-19. Ao todo são 179 casos e 44 óbitos da variante. Esses dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela doença), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os novos casos foram registrados em Paranaguá, Pontal do Paraná, Curitiba, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Cascavel, Luiziana, Cambé, Pitangueiras, Jacarezinho, Toledo e União da Vitória. O município não se pronunciou oficialmente sobre essa infecção pela variante, se trata-se de um paciente que estava fora da cidade ou se contraiu o vírus dentro do território municipal, contudo a notícia traz preocupação regional.

Por ser uma cidade que recebe pacientes de outros municípios no sistema de saúde e sediar núcleos estaduais, União da Vitória comporta o fluxo de pessoas de toda a região Sul do Paraná. Disso, a precaução regional frente à confirmação do caso positivo. No Paraná, até a última sexta-feira, 946 amostras foram sequenciadas, 581 aguardam resultado e dentre os sequenciamentos, 497 indicaram a variante delta.

As amostram são escolhidas aleatoriamente pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e enviadas para a Fiocruz. Após o relatório pronto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entra em contato com as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. É o procedimento que teoricamente foi adotado com a 6ª Regional de Saúde.

Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é de cura ou óbito. O vírus Sars-CoV-2 sofre mutações esperadas dentro do processo evolutivo de qualquer vírus RNA. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante do vírus. Quanto aos seis óbitos, conforme a Sesa, são de Curitiba, Pontal do Paraná, Foz do Iguaçu, Cambé, Pitangueiras e Toledo. Três mulheres e três homens, com idades que variam de 61 a 89 anos.

Da redação com informações da Agência Estadual de Notícia e foto Geraldo Bubniak/AEN

Últimas notícias