Projeto da Petrobras visa aproximar e beneficiar agricultores familiares são-mateuenses

 Projeto da Petrobras visa aproximar e beneficiar agricultores familiares são-mateuenses

Com o apoio da Petrobras, a Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul está beneficiando agricultores do interior do município. O projeto Ecos do Campo desenvolve ações de educação agroecológica para capacitação e aprimoramento da produção orgânica, do manejo e do processamento de alimentos, além de promover uma relação sustentável com os recursos naturais das propriedades.

Esse projeto, já iniciado, prevê a participação de cerca de 230 pessoas das comunidades de Paiol Grande, Rio das Pedras e Dois Irmãos, regiões próximas à Unidade de Industrialização do Xisto (SIX). Os cursos oferecidos procuram trazer conhecimentos específicos da alimentação orgânica e abordam também questões relativas à economia doméstica e ao valor do trabalho feminino na agricultura familiar.

“Faz com que possamos aprender com o agricultor e transmitir conhecimento, através das capacitações que são oferecidas. Destaques do projeto também serão as capacitações para as mulheres, abordando temas para o protagonismo feminino, pois acreditamos que a mulher tem papel muito importante na propriedade”, afirma a a coordenadora do projeto, Sinara Adriana Soares, numa parceria com a Casa Familiar Rural.

A iniciativa da Petrobras aproxima a escola das comunidades, pela proposta de trabalho.  Tendo na relação do homem e da mulher do campo com os recursos hídricos um dos pontos fundamentais. A preservação e proteção de nascentes de rios nas comunidades também é abordada nos cursos, já que é bastante comum o descarte de contaminantes agrotóxicos pelas atividades agrícolas.

Visando minimizar os problemas causados pela proliferação de vetores e a contaminação de solos, serão implantados dez sistemas agroecológicos de tratamento de esgoto com raízes de plantas. De acordo com Gisela Bueno Lazzari, educadora da Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul, a propriedade deve ser considerada como um ambiente social e profissional, por isso requer cuidados.

“Para melhorar a qualidade do ambiente são necessárias propostas efetivas, principalmente com relação à água, fator primordial para a realização das atividades humanas. A crise hídrica é intensa em nossa região e impacta diretamente a agricultura familiar, daí esse nosso foco”, explica a educadora. Disso a importância do trabalho feito em parceria com a estatal que tem unidade no município.

Soluções socioambientais em diversos locais do país, através de parcerias com organizações da sociedade civil, são viabilizadas pela Petrobras. Fazem parte da carteira iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda; para o preparo para o exercício da cidadania; para o atendimento de crianças e adolescentes; para a conservação da biodiversidade costeira e marinha; e para a recuperação de florestas e áreas naturais.

Para o gerente geral da SIX, Socrates Fofano, a ação reforça o compromisso com as comunidades. “Esse projeto foi concebido de forma a valorizar, como essência, as características culturais das comunidades das áreas de influência da SIX e reconhecer o protagonismo feminino nas famílias. Isso torna o projeto muito alinhado com a realidade das nossas comunidades, com benefícios tangíveis e permanentes”, avalia o gerente.

Da redação com informações e imagem do Projeto/Petrobras

Últimas notícias