Outubro chegou com previsão para São Mateus do Sul de muita chuva até o dia 09

 Outubro chegou com previsão para São Mateus do Sul de muita chuva até o dia 09

Imagem da câmera ao vivo da torre da rádio Cultura Sul FM

A chuva finalmente chegou no Paraná nesta sexta-feira (1º), interrompendo uma longa sequência de dias com tempo seco no estado e devem seguir até o dia 11, elevando os níveis dos reservatórios de todo estado. Para este final de semana, a previsão é que as chuvas alcancem até 100 milímetros de volume.

Reprodução site SIMEPAR

Segundo os dados são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em São Mateus do Sul e região para este primeiro final de semana do mês de outubro, segue mantida a previsão de chuva mais volumosa e abrangente, especialmente no domingo (03).

Esse prognóstico se mantém para a primeira semana do mês, que apresentará chuvas características da primavera, dando apenas uma trégua na terça-feira (05), e segue a chuva até o sábado dia (09), com temperaturas mais amenas com a máxima de 21ºC e a mínima de 11ºC. De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, com o fluxo de umidade vindo do Paraguai e Mato Grosso do Sul, as chuvas ingressam no Paraná, mantendo o tempo instável por vários dias.

A previsão de chuva é um alívio para a população, visto que a falta dela tornou ainda mais grave a forte estiagem que atinge o Paraná, que levou o Governo a decretar situação de emergência hídrica em todo o Estado.

“Se chegar nesse volume que está previsto, de até 100 milímetros de chuvas nesses primeiros dias do mês, as chuvas ajudarão a elevar os níveis dos reservatórios, beneficiando as cidades que enfrentam rodízio no abastecimento de água”, destacou Jacóbsen. “A vinda das chuvas é uma boa notícia também para os agricultores, que precisaram atrasar o plantio das culturas de verão por causa da estiagem”, acrescentou.

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias