“Contra números, não há argumentos”, diz Secretário Beto Preto sobre quem escolhe não se vacinar

 “Contra números, não há argumentos”, diz Secretário Beto Preto sobre quem escolhe não se vacinar

Foto: Divulgação

O secretário de estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, voltou a fazer um apelo na segunda-feira (04), para que a totalidade da população se vacine. Em entrevista coletiva para a entrega de 390.880 doses de vacinas, ele destacou que 97% da população adulta do estado já recebeu, ao menos, uma aplicação, mas que é importante buscar mais.

“Olha, tem muita gente que não tomou a dose por opinião, mas eu apelo mais uma vez para o bom senso, para a mudança de atitude, para que possamos olhar os números. Contra números, nesse momento, não há argumentos. Nós temos, com a vacina, uma queda enorme do número de pessoas que evoluem mal com a doença”, lembrou o secretário.

Neste domingo (3), o Paraná tinha 622 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados, realidade bastante diferente com a do mês de abril, quando o estado chegou a computar uma média superior a 95% na ocupação dos leitos de UTI.

Segundo o secretário, é perceptível a mudança de atendimento entre pessoas vacinadas e não vacinadas. “O número de casos não baixou tanto, mas aqueles de pessoas vacinadas tem se demonstrado mais brando. Quando necessita de internação, é mais benigna e isso explica diminuição dos casos graves”, disse Beto Preto.

Delta

Durante a coletiva, Beto Preto também lembrou que a variante delta já se tornou predominante no estado, então todas as medidas não farmacológicas seguem sendo imprescindíveis. “Precisamos continuar usando máscra, manter o distanciamento social e a lavagem das mãos, detalhes que são fantásticos para frear o vírus. Não há motivo da pânico [com relação a delta], mas temos que encarar com medidas não farmacológicas e a população vacinada”, disse.

Vacinas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou na segunda-feira (04), a distribuição de 390.880 vacinas contra a Covid-19. São 194.250 vacinas para segunda dose, 19.960 para primeira aplicação na população acima de 18 anos e 176.670 para dose reforço em idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Da redação com informações da secretaria de saúde

Últimas notícias