Antônio Olinto completa 60 anos de emancipação política no próximo dia 24, com vários eventos em comemoração à data

 Antônio Olinto completa 60 anos de emancipação política no próximo dia 24, com vários eventos em comemoração à data

Arte Cultura

O município de Antônio Olinto completa 60 anos de emancipação política no próximo dia 24 de outubro, e a atual gestão está trabalhando para organizar uma cerimônia diferenciada, com eventos, apresentações e solenidade que acontecerão na Praça Matriz.

Entre os eventos realizados no sábado (23), às 8hs acontecerá a corrida rústica, com saída do estádio municipal. Na sequência será realizado o lançamento da Feira Livre na Praça Matriz. No período da tarde, às 15h30 será o Adora Antônio Olinto (momento gospel), e na sequência a programação do dia encerra com uma apresentação artística.

Foto: Cultura Sul FM

No domingo (24), a programação começa às 8hs, com o passeio ciclístico, seguido da solenidade oficial do aniversário da cidade, e às 10h30 será realizada uma missa campal (ao ar livre) se o tempo permitir. A tarde acontecerá várias apresentações artísticas com talentos locais, encerrando a programação com André & Viola às 16hs.

O Prefeito Alan Jaros e o vice-prefeito Jurandir Ferreira Alves, deixam um convite especial a toda população para prestigiar os eventos alusivos ao aniversário de Antônio Olinto. Confira abaixo a programação.

História do Município

Situada no sudoeste paranaense, Antônio Olinto, deu início ao seu processo de povoamento através do serviço de colonização do estado do Paraná.  No ano de 1895, o diretor Cândido Ferreira Abreu, dividiu uma extensa área em 400 lotes de 10 alqueires e destinou-os aos imigrantes eslavos, poloneses e ucranianos. Os pioneiros da região foram 18 famílias polonesas e, em seguida, começaram a chegar às primeiras famílias de ucranianos.

Colônia conhecida primeiramente como pequena, logo a localidade já contava com mais de 370 famílias ucranianas e 84 polonesas. Com esse crescimento, em 1902, recebeu a implantação de um distrito policial e a denominação de Antônio Olinto, visando homenagear o Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas, responsável pela colonização ucraniana no Brasil, Dr. Antônio Olinto dos Santos Pires.

No ano de 1938, o Distrito teve, por alguns meses, seu nome alterado para Divisa, o que não foi aceito pela sua população e, dessa forma, a denominação original foi retomada. Somente em 31 de março de 1958, Antônio Olinto foi elevado à categoria de município desmembrado da Lapa, através da lei estadual nº. 6.667, assinada pelo governador do Paraná, Moysés Lupion. Porém, sua instalação ocorreu apenas 3 anos depois, em 24 de outubro de 1961, data em que é comemorado seu aniversário.

Últimas notícias