São Mateus do Sul completa 113 anos numa rica história formadora do seu povo

 São Mateus do Sul completa 113 anos numa rica história formadora do seu povo

Foto:luzcont.com.br

Prestes em completar mais um aniversário, o município tem em sua história ciclos de desenvolvimento econômicos, sobretudo do tropeirismo, navegação, erva-mate, madeira e exploração do xisto betuminoso. Na atualidade, o agronegócio também exerce papel predominante no meio rural, mantendo a indústria ervateira e o setor de comércio e serviços bastante ativos no meio urbano.

Uma breve passagem pela história remete à ideia da sua gênese, com a Igreja numa colina e a formação da Vila, sobretudo pela imigração polonesa, no final do século XIX. A distribuição dos lotes de terra e criação de Colônias com nomes de rio da região é o pontapé inicial dessa história de 113 anos a ser contado em alguns fascículos para permitir mais amplitude do entendimento sobre São Mateus do Sul.

Cortada por uma rodovia federal, a BR-476, e com ligação por três estaduais: PR-151, 364 e 281, o munícipio tem nas suas divisas: Antônio Olinto, Três Barras, Canoinhas, Paulo Frontin, Mallet, Rio Azul, Rebouças e São João do Triunfo, de onde foi desmembrada. A extensão territorial é ampla e está margeada pelo rio Iguaçu em grande parte de seu território, e engloba seus afluentes.

Os cenários históricos, ciclos econômicos, formação do povo, cultura e tradições preservadas, são parte de uma série de reportagens que vai retratar o município, nesta semana, por meio do Portal e Rádio Cultura Sul FM. A redação apura dados e informações e, por meio da equipe, vai reproduzir e difundir esses conhecimentos em homenagem ao aniversário de São Mateus do Sul.

Da redação com informações históricas e geográficas municipais e foto prefeitura de São Mateus do Sul

Veja também