Irati orienta sobre os cuidados com a Saúde e libera eventos com limitação de público

 Irati orienta sobre os cuidados com a Saúde e libera eventos com limitação de público

O novo Decreto municipal nº 459/2021, com validade entre 31 de agosto e 30 setembro, põe fim ao toque de recolher e autoriza o funcionamento de estabelecimento de entretenimento e esportivos. Há limite de público e os espaços precisam estar dentro da regularidade para receber as pessoas, com os devidos cuidados pessoais e com o próximo para evitar a disseminação do Coronavírus.

A determinação libera todas as atividades noturnas, para shows e eventos, devidamente credenciados e regularizados no município e órgãos correlatos, com público limitado a 50% da capacidade total determinada para o referido espaço.  Podendo funcionar todos os dias e em qualquer horário. “Este Decreto está acabando com o toque de recolher”, afirmou o prefeito (licenciado) Jorge Derbli ao anunciar as mudanças.

As alterações têm o crivo do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 de Irati. Diante do cenário, o prefeito disse estar ciente da dificuldade do setor de entretenimento, colocando a liberação como um teste para avaliar tanto a postura dos cidadãos quanto o comportamento da Covid-19, ressaltando que a pandemia segue, o que muda é a existência de maior número de pessoas imunizadas.

A prática de esportes, em todas as modalidades, está liberada com limitação, também, de 50% do público total para o local utilizado. Os encontros familiares permanecem limitados ao número máximo de até 40 pessoas, enquanto os espaços religiosos podem receber fieis limitados a 60% da capacidade do seu espaço físico, devidamente delimitado por autoridades competentes, nesse contexto.

A queda de 20% no número de óbitos e a perspectiva, do Comitê, de vacinar todos os adultos em 1ª dose contra o Coronavírus nos próximos dias, são justificativas que levaram a mudança e liberação do setor de entretenimento em Irati. Também, diante de um ano e meio parados. Permitindo, assim, a avaliação da postura de proteção individual e do próximo e na busca de estipular um Natal, em quase normalidade.

Da redação com informações e foto reprodução da prefeitura de Irati

Últimas notícias