Hospital universitário anuncia mutirão de cirurgias e Triunfo prepara pacientes

 Hospital universitário anuncia mutirão de cirurgias e Triunfo prepara pacientes

Por conta da redução de internamentos por Covid-19, o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) iniciou o processo de chamamento para realização de cirurgias eletivas. Serão 302 pacientes adultos e pediátricos, previamente atendidos e na fila de espera pelo procedimento cirúrgico. São João do Triunfo tem beneficiados na listagem que estão sendo comunicados pela prefeitura.

O hospital teve a liberação da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) e 3ª Regional de Saúde que comunicou os municípios de sua abrangência de atendimento. Os pacientes que realizarão as eletivas são das cidades de Carambeí, Castro, Ipiranga, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas e São João do Triunfo. Serão 21 procedimentos cirúrgicos possíveis com a redução de internamentos da Covid-19.

O processo se inicia com o chamamento dos pacientes para revisão de prontuário e consultas ambulatoriais pré-cirúrgicas, para verificar a situação atual de saúde e indicação de exames necessários. “Com a redução do número de internamentos, a direção do Hospital Universitário, junto à Sesa e 3ª Regional de Saúde, encampou a ideia do mutirão”, explica o diretor técnico do Hospital, Sinvaldo Baglie.

O mutirão acelera o processo das cirurgias e contribui para atender quem aguarda. “As filas estavam represadas em decorrência de uma demanda já existente e foram intensificadas pela pandemia da Covid-19”, relatou o diretor. A secretária de Saúde de São João do Triunfo, Etiele Oliveira Lara, confirmou que participou de reunião sobre o assunto e repassou a lista dos pacientes na fila de espera.

Os triunfenses listados terão a assistência da prefeitura, farão exames e seguiram as recomendações do Hospital de Ponta Grossa para fazer o procedimento. A expectativa é de que essas cirurgias ocorram no mês de outubro. Sendo eles, tratamento de varizes; amigdalectomia; septoplastia para correção de septo; timpanoplastia; hernioplastia inquinal bilateral; hernioplastia inquinal/crural unilateral; hernioplastia recidivante.

Também, reparo de rotura no manguito rotador, colecistomia; hernioplastia incisional; tratamento cirúrgico de dedo em gatilho; tratamento cirúrgico de rotura do menisco com meniscectomia parcial/total; artroplastia do quadril; tratamento cirúrgico de halux valgus com osteostomia; ressecção de cisto sinovial; histerectomia para anexectomia; artroplastia total primária do joelho; reconstrução ligamentar intra-articular do joelho; histerectomia subtotal; histerectomia total; e colecistectomia videolaparoscopica.

Da redação com informações do HU-UEPG e secretaria de Saúde de São João do Triunfo e imagem de arquivo do HU-UEPG

Últimas notícias