Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: campanha Setembro Amarelo ajuda a conscientizar sobre tema

 Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: campanha Setembro Amarelo ajuda a conscientizar sobre tema

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

No Brasil, o “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é “Agir salva vidas”.

O CVV faz um trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, com a ajuda de cerca de três mil voluntários que trabalham atendendo mais de 10 mil ligações diárias. No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida.

O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Um estudo feito pelo CVV apontou que, para cada suicídio, um grupo de até 20 pessoas é impactado diretamente. Prevenir, educar e sensibilizar a população sobre o tema é objetivo da campanha Setembro Amarelo que reúne sociedade civil e governo.

Ter empatia com o outro é um ato de cuidado, por isso preste atenção às pessoas ao seu redor, e esteja disponível para ouvi-las também. Precisa conversar? Ligue 188 e converse com alguém do centro de valorização da vida.

Da redação com informações da CVV

Veja também