Vacina para jovens com 18 anos é aplicada em um terço dos municípios do PR; Antônio Olinto já concluiu

 Vacina para jovens com 18 anos é aplicada em um terço dos municípios do PR; Antônio Olinto já concluiu

Foto: Regional Cascavel/SESA

Relatório do Governo Estadual aponta que 144 das 399 cidades paranaense já vacinam jovens a partir de 18 anos contra o Coronavírus, trazendo a imunização para o rumo final em adultos, prevista para ser concluída até o final de setembro. O número corresponde a 36% do total de municípios, inclusive com 21 tendo concluído esta fase da 1ª dose. O anúncio saiu na mesma data que foi anunciada a 3ª dosagem no País.

Os dados mostram que pessoas com mais de 25 anos estão imunizadas com a primeira etapa em 352 cidades, que representa 88,22% dos municípios. “Não estamos promovendo uma competição sobre quem vacina mais rápido, mas sim avançando de forma igualitária entre os municípios paranaenses”, disse Beto Preto, secretário estadual de Saúde, citando a união de esforços para atingir a meta de 100% na 1ª dose em setembro.

O anúncio foi feito em meio ao anúncio de que o Estado ultrapassou, 10 milhões de doses aplicadas, com duas semanas de antecedência, pois a projeção era de vacinar até agosto 80% da população paranaense adulta com ao menos uma dose, e alcançar 100% dos adultos até o fim de setembro. Atualmente, esse número está em 84,08%, superando a meta estipulada para a campanha de imunização.

Os municípios que já concluíram a vacinação são Antônio Olinto, Teixeira Soares, Porto Barreiro, Virmond, Bom Jesus do Sul, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Altamira do Paraná, Corumbataí do Sul, Peabiru, Rancho Alegre d’Oeste, Inajá, Nova Aliança do Ivaí, São Pedro do Paraná, Terra Rica, Tamarana, Barra do Jacaré, Cambará, Ibaiti, Ariranha do Ivaí e Godoy Moreira.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde anunciou a 3ª dose para a partir de 15 de setembro no Brasil e confirmou que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, com prioridade para quem possui comorbidades. Atualmente, apenas as vacinas da Pfizer/BioNTech foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação no grupo.

No Paraná, Toledo será a primeira cidade a iniciar a faixa de 12 a 17 anos, o que ocorre a partir desta sexta-feira (27). A cidade foi escolhida pela Pfizer e pelo Ministério da Saúde para participar de um estudo epidemiológico observacional que tem como intuito analisar o comportamento da doença em um ambiente em que toda a população esteja vacinada, contemplando também os adolescentes a partir de 12 anos.

Da redação com informações e imagens da AEN

Últimas notícias