Tropeiros Andantes finalizam tropeada comemorativa com deputado Bacil entre os convidados

 Tropeiros Andantes finalizam tropeada comemorativa com deputado Bacil entre os convidados

O grupo Tropeiros Andantes concluiu o percurso entre Palmas e São Mateus do Sul, o antigo caminho dos Tropeiros – Estrada Antiga de Palmas – cerca de 250 km. Oito componentes, com apoio de outros dois, iniciaram o trajeto em 10 de agosto e chegaram no domingo passado no Parque do Rio Iguaçu, deixando para esse sábado (21/08) a conclusão do desafio portando uma imagem de São João Maria.

Num percurso final, entre a Tesoura (propriedade de Chico Mola) e a Terra Vermelha, o grupo fez a entrega do objeto religioso para ficar na gruta da localidade. Por ser festivo, o evento teve convidados, dentre eles o deputado estadual Emerson Bacil que é o autor da Lei Estadual que dedica 26 de abril como Dia Estadual do Tropeiro no Paraná e a última semana do mês como Semana do Tropeiro.

“Um momento festivo em que participei com enorme prazer, pois valorizo a preservação dos nossos valores, do Caminho das Tropas que transportou gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. Isso faz parte da história e compõe a formação regional e de nossas localidades”, cita o deputado Bacil. Essa relação cultural faz parte da história de São Mateus do Sul e municípios da região.

A tropeada desse sábado trouxe famílias para participarem e teve o encerramento com um almoço na Terra Vermelha. A entrega da imagem de São João Maria, sobretudo, demonstra a espiritualidade dos tropeiros envolvidos e, de certa forma, simboliza essa relação do tropeirismo, importante ciclo da história econômica e da formação do Brasil Meridional, com o apreço ao monge contemporâneo.

Miguel Carlos, Pedro, Adir, Tarugo, Giboski, Luis Mello, Hélio, Zezo, Luis Cesar Pereira de Três Barras, Altevir Muchalak, Cícero Carneiro, Pamela vereadora de Paula Freitas com a filha Maria Júlia, esposo Marcelo e pai Tiú Jeca, Adriano Rodrigues, Chico Molla e Aloir. São nomes representantes da cultura tropeira e ativos nessa celebração cultural que deixa o Santo na gruta da Terra Vermelha – na conclusão do percurso.

O roteiro total, de 250 km entre Palmas e São Mateus do Sul, teve a participação de Hélio Burdzinski, Cícero Carneiro, Altevir Muchalak, Chico Mola, Guilherme Muchalak, José Lima, Juan Alexandre (de Palmas) e César Pereira (Três Barras), com apoio de motorista e cozinheiro: Altamiro Guimarães e Renato Popenda. Percorrido entre os dias 10 e 15 de agosto – pela Estrada Antiga de Palmas.

Deputado Emerson Bacil esteve presente no evento, prestigiando os tropeiros

Da redação com informações e fotos do grupo e redação Portal Cultura Sul FM

Últimas notícias