Mortes por Covid-19 nos EUA estão entre não vacinados, segundo dados e estudos

 Mortes por Covid-19 nos EUA estão entre não vacinados, segundo dados e estudos

Mesmo sendo um dos países com o maior percentual de imunizados para o Coronavírus, os Estados Unidos da América (EUA) têm aumento no número de casos, internações e mortes, mas em locais que as pessoas decidiram não se vacinar. É o revela um estudo divulgado pelo site Our World in Data. Dos 50 entes federados, os mais favoráveis ao ex-presidente Donald Trump são os mais vulneráveis para Covid-19.

São esses mesmo Estados que apresentam o menor índice de pessoas imunizadas. Conforme o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Alabama, Mississipi, Arkansas, Geórgia, Tennessee e Oklahoma não têm nem 40%. O Texas e a Flórida, em notícia divulgada pelo jornal “New York Times”, teria diversas cidades com até 70% da população sem a vacinação completa.

Por sinal, segundo a coordenação da resposta à pandemia da Casa Branca, um a cada três novos casos de Covid-19 no país, na última semana de julho, foi registrado nestes dois estados. Disso a relação de que este 1/3 de novos infectados, entre os estadunidenses, estarem justamente em federações pró-Trump e que evitam a imunização contra a doença disponível no sistema vacinal.

Outra notícia, do New York Times, afirmou que um órgão do governo citou que 99% das mortes recentes por Covid-19 entre os estadunidenses serem de não vacinados. Quanto às internações, apenas 1,1% das 107 mil hospitalizações por complicações relacionados ao Coronavírus nos Estados Unidos, em maio, seria de pessoas imunizadas por completo (em dose única ou duas, conforme cada laboratório).

Esses dados apontam menor índice de imunização em estados onde o ex-presidente Donald Trump venceu o atual presidente Joe Biden, nas eleições do ano passado. Dados do site Our World in Data, citam 49,5% dos estadunidenses estarem completamente imunizados até a quinta-feira da semana passada (05/08), com mortes diárias subindo. Em 5 de julho eram 216 óbitos e após um mês saltou 456 mortes por dia.

Contudo, a divulgação desses dados indica que esses óbitos são quase que somente de pessoas não vacinadas. Em 18 de julho, o cirurgião-geral Vivek Murthy, responsável pela comunicação de saúde pública estadunidense, disse parar à rede CNN que 99,5% das mortes por Covid-19 estariam ocorrendo entre pessoas que não se vacinaram contra a doença. Reafirmando a relação entre não se vacinar e ter agravamento ou morrer.

Da redação com informações divulgadas pelo CDC, portais de notícia estadunidenses e governo do país e foto Agência Brasil

Últimas notícias