Frio começa a dar trégua, mas pode voltar com força na metade de agosto em todo Paraná

 Frio começa a dar trégua, mas pode voltar com força na metade de agosto em todo Paraná

Foto: Enviada pelo ouvinte da Cultura Sul FM, Patrick Alves

Depois de uma semana marcada pelas baixas temperaturas, inclusive com neve na região sul, essa primeira segunda-feira de agosto começa com temperaturas mais amenas em todo Paraná. Na região Sul, o frio deve dar uma folga, inclusive nas madrugadas, com mínimas perto dos 8ºC, mas a previsão é de novas frentes frias ainda em agosto. O mês de julho teve como um dos destaques a atuação das massas de ar de polares, que trouxeram frio intenso sobre o Paraná.

Em pelo menos duas oportunidades tivemos geadas amplas, que provocaram prejuízo a agricultura paranaense. A sequência de dias com baixas temperaturas possibilitou média de temperaturas abaixo do normal no estado. Em algumas cidades estes valores superaram os 4°C, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).

Em agosto, segundo o SIMEPAR e o Climatempo, ainda a entrada de três frentes frias. Até o momento, a segunda frente fria, neste mês de agosto, trazendo possibilidade de neve. A primeira por volta do dia 05, a segunda após o dia 15 e a terceira na última semana. Até então, é esperado que a primeira traga mais chuva e a segunda mais frio. Com essas frentes frias, a previsão é que o mês seja mais frio que o esperado no Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Minas Gerais (metade sul), Mato Grosso (leste) e Amazonas (em parte).

A primeira frente fria vai trazer frio e chuva volumosa no Sul logo nos primeiros dias de agosto, principalmente no Rio Grande do Sul. No Paraná e em Santa Catarina também vai chover, porém com volumes menores. A segunda frente fria atinge o Sul na segunda semana de agosto e será acompanhada de uma moderada massa de ar polar que vai trazer chuva, mas grande parte ficará no interior gaúcho e catarinense.

Já a terceira está prevista para chegar por volta do dia 15, será forte e pode derrubar as temperaturas novamente e ocasionar geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no interior do Paraná. As menores temperatura pode ser registradas entre o dia 15 e 20. Na última semana do mês, é esperada outra frente fria que pode cair as temperaturas mais uma vez.

Da redação Cultura Sul com informações do SIMEPAR e Climatempo

Últimas notícias