Dia da Pizza: descubra a origem desse delicioso prato

 Dia da Pizza: descubra a origem desse delicioso prato

Dia da pizza é comemorado dia 10 de julho – Foto: Divulgação

Para celebra uma das mais adoradas invenções culinárias da história da humanidade: a pizza, foi criado um dia só para esse prato que agrada os mais diferentes paladares, sendo remodelada e reinventada há anos.  O Dia da Pizza é comemorado anualmente no dia 10 de julho no Brasil.

Segundo a história, a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985, data essa em que foi realizado um concurso estadual em São Paulo, que elegeria as 10 melhores receitas de pizza muçarela e marguerita. A história da culinária mostra que a pizza começou com os egípcios.

Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas há base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A marguerita foi o primeiro sabor de pizza criado, mas logo eles expandiram-se para outros. A pizza é um dos alimentos mais ingeridos no mundo.

Pizzas tradicionais ainda são as preferidas em São Mateus do Sul

Em São Mateus do Sul não é diferente, existem várias pizzarias cada uma com um estilo próprio, agradando todos os paladares. O pizzaiolo e proprietário da pizzaria Pyanetto, Michel de Souza Drobnieski, de 25 anos, iniciou na área trabalhando como garçom e pegou gosto pela atividade.

Atualmente, de terça a domingo, junto com sua família, faz às mais variadas pizzas, usando todo o seu conhecimento adquirido com o ofício há nove anos na área. Ele contou que trabalham com rodizio, à lá carte e tele entrega, com mais de 100 sabores, mas confessou que os sabores mais pedidos são os tradicionais: calabresa, 4 queijos, frango e catupiri, bacon e estrogonofe, e as que menos saem são: xadrezinha, siciliana e mexicana.

“Buscamos sempre melhorar, vamos mudando, combinando sabores, sempre pensando no que o público mais gosta”, disse. Ele contou que é normal os clientes pedirem pra tirar algo de algum sabor específico, ou ainda acrescentar algo. “Muitos pedem pra tirar a cebola, o milho, colocar bacon, palmito e assim vai. Cada pessoa tem um gosto diferente”. Quando indagado sobre a pizza com borda ou sem borda, qual a mais pedida, o pizzaiolo relatou que as mais pedidas são as sem bordas, e quando pedem com borda, na maioria das vezes é recheada.

Em relação às pizzas doces, ele disse que tem muita saída, sendo uma das que mais sai.  “A nossa pizza de calzone de ouro branco tem muita saída, às pessoas gostam muito desse sabor”, destacou. Para os apaixonados por pizza, o dia da pizza comemorado nesse sábado, é propício para dar aquela desculpa para fugir da dieta e comer a pizza da sua preferência. “Para nós todo dia é dia da pizza, e fazemos elas com muita dedicação, a pizza faz parte da nossa vida”, concluiu Michel.

Da redação Cultura Sul

Últimas notícias