Cuidados com os pés são essenciais no dia a dia

 Cuidados com os pés são essenciais no dia a dia

Foto: Meramente Ilustrativa

Muitas vezes às pessoas se preocupam muito com a saúde, aparência, com o peso, mas tem uma parte do corpo essencial, que ainda é pouco priorizada na hora de ser cuidada, e é fundamental para nosso dia a dia, são os nossos pés. A base que sustenta o nosso corpo, e nos leva para todos os lugares. Os pés sofrem sem os cuidados necessários, desenvolvendo: calos, unhas encravadas, odores fortes (chulé) entre outros.

Para cuidar bem dos pés, e dar dicas especiais sobre o assunto para serem inseridos no nosso dia a dia, a Cultura conversou com a podóloga, Selma Regina Chagas, que deu dicas dos principais cuidados com os pés, principalmente agora no inverno, já que a umidade do ar baixa e as temperaturas que levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Se você quer receber notícias publicadas no portal da Cultura no seu WhatsApp, clique aqui

Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. “Devemos ter vários cuidados nessa época como: secar bem entre os dedos e hidratar a pele e as unhas com hidratantes corporais, óleos. A pele do pé merece um cuidado, todo especial”, disse.

Em relação ao cheiro forte dos pés, perguntamos a Selma, porque algumas pessoas tem o famoso chulé, e outras não, e ela relatou que calçado fechado quando usado por muitas horas, o uso do mesmo calçado por vários dias, aliado a sudorese, além de uma higiene não adequada dos calçados, ocasiona o forte odor.

Para evitar o chulé a recomendação é não usar o mesmo calçado por vários dias, usar meia mais grossa (algodão), que aumenta a absorção do suor. “Quando o suor é excessivo, uma dica é usar talco para ajudar na absorção. E sempre higienizar os calçados (adequadamente). Em relação aos calos, que surgem muitas vezes com aquele sapato novo, a podóloga da uma dica para preveni-los.

“Creme hidratante indicado para a região contribuem para manter a umidade ideal da pele, com isso, é possível diminuir a incidência de calos e calosidades no pé”, explicou. Ela contou ainda que é preciso ter cuidados na hora de fazer as unhas, tirando a cutícula e pintando as unhas, já que o esmalte pode transmitir fungos e causar micoses.

“É possível sim o fungo ser transmitido pelo esmalte, uma vez que o fungo que causa a onicomicose consegue sobreviver por até 48 horas dentro do vidro de esmalte”, relatou. Em relação as cutículas dos pés, se é necessário tira-las com frequência, Selma explica que essa prática não é recomendada. “Apesar de termos o hábito de tirar toda a cutícula para o embelezamento das unhas, o correto é não retirar, já que elas protegem nosso organismo da entrada de bactérias”, frisou ela.

 Esses são alguns dos cuidados necessários com os nossos pés, que sustentam o peso do nosso corpo e, muitas vezes, passam horas e horas apertados dentro de calçados desconfortáveis. Depois de tanto aperto, é justo que recebam alguns cuidados especiais.

Da redação Cultura Sul

Últimas notícias