Anvisa especula necessidade de 3ª dose de vacina contra Covid-19, no Brasil

 Anvisa especula necessidade de 3ª dose de vacina contra Covid-19, no Brasil

“Acredito que algumas vacinas terão a necessidade de uma terceira dose. No dia de hoje, ainda é difícil dizer qual”, citou o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, destacando ser uma avaliação pessoal. “É estudado no mundo inteiro. O mundo inteiro está debruçado nisso, e o objetivo é obter a imunização segura e mais duradoura”, acrescentou.

Barra Torres foi convidado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para uma palestra virtual realizada nesta terça-feira (13/07), onde respondeu a algumas perguntas encaminhadas pelos espectadores. Por enquanto, nenhum dos imunizantes tem esquema vacinal de três doses e são tidos como eficazes e disso o pedido para que a população confie na vacina que receber, independentemente do laboratório.

A Pfizer anunciou que está desenvolvendo uma terceira dose da vacina contra a Covid-19. Chile e Israel, mesmo com altos índices de vacinação já citaram esta possibilidade de imunizar em terceira dose suas populações. Quanto a combinar o imunizante de um laboratório com outra vacina de outro, a Anvisa não tem um posicionamento e aguarda embasamento científico para avaliar tal possibilidade.

Contudo, no Brasil, a situação tem ocorrido com as gestantes. A vacina AstraZeneca chegou a ser aplicada em algumas delas e depois foi suspensa pelo Ministério da Saúde devido a um caso suspeito de reação adversa. Aquelas grávidas que tomaram o imunizante, posteriormente, foram autorizadas pela pasta a receber a segunda dose da Pfizer, combinando as doses de diferentes fabricantes.

Ainda, Barra Torres reafirmou a importância das medidas para evitar a doença já conhecidas: máscara, distanciamento social, higiene das mãos e vacina. “Não é pelo fato de tomar as duas doses de vacina que vai poder deixar de usar máscara imediatamente”, frisou o diretor-presidente, destacando a importância dessa consciência entre as pessoas sobre a postura consigo e ao próximo.

Da redação com informações e foto da Agência Brasil

Últimas notícias