Precisa-se de sangue, tipo: o seu

 Precisa-se de sangue, tipo: o seu

Foto: Ilustrativa

Doar sangue pode ajudar até quatro pessoas. Devida a importância desse gesto, o doador assíduo aqui de São Mateus do Sul, Vilson Macuco, que há cinco anos organiza grupos para doar sangue em União da Vitória e hoje é captador de doadores no município de São Mateus do Sul, está organizando um grupo para ir doar sangue nesta próxima quarta-feira (09/06).

O grupo estará se deslocando até União da Vitória, às 11hs da manhã, saindo da frente do ambulatório da Vila Prohmann. “Ainda temos seis vagas disponíveis. Antes doar do que receber. Uma observação a ser feita, quem tomou a vacina da AstraZeneca deve aguardar sete dias para depois pode realizar uma doação de sangue, e quem recebeu a vacina da CoronaVac dois dias. Quem puder ajudar e tiver interesse é só entrar em contato pelo telefone:  9 8822 6645 ou 988354229, contamos com os Sãomateuenses”, frisou Macuco.

Passo a passo da doação

Todo possível doador é cadastrado no sistema do Hemepar e recebe um questionário para responder. O procedimento seguinte é a Triagem Clínica, onde será avaliado se o doador preenche os requisitos para a doação de sangue. A próxima etapa é a Triagem Hematológica, um rápido exame, com apenas uma gota de sangue, que verifica se o candidato à doação não tem anemia.

A etapa seguinte é a doação propriamente dita, com a coleta de aproximadamente 450 ml de sangue. Após a coleta o doador é encaminhado para a sala de lanche. Após a doação, deve se aguardar pelo menos 15 minutos para sair das dependências do Hemepar. Todo o procedimento é realizado com higiene, rapidez e segurança e dura aproximadamente 40 minutos.

Exames realizados

Doar sangue salva vidas

  • Identificação do tipo sanguíneo (ABO) e Fator RH
  • Sífilis
  • Doença de Chagas
  • Hepatite B e C
  • HTLV I e II
  • AIDS
  • Hemoglobina S

Quem pode fazer doação de sangue

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso também pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar em jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima de doações de sangue é de quatro vezes ao ano para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco. Doe Sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você. Procure o hemocentro mais próximo e seja um doador regular.

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias