Polícia Civil tem apreensão de drogas 72% maior em 2021, comparado com ano passado

 Polícia Civil tem apreensão de drogas 72% maior em 2021, comparado com ano passado

24 toneladas de entorpecentes foram apreendidas em operações da Polícia Civil do Paraná (PCPR) até o dia 22 de junho de 2021. Num comparativo com o mesmo período de 2020, segundo o balanço do departamento, foram 72% a mais de drogas retidas pela Divisão Estadual de Narcóticos. No ano passado, para o mesmo período (1º semestre) o quantitativo total estava em 14 mil quilos.

“As apreensões são resultado de um trabalho intenso que envolve investigações de alta complexidade, com objetivo de combater o crime organizado”, destaca a divulgação da PCPR. Dentre as 24 toneladas estão substâncias como cocaína, crack, haxixe e maconha, principalmente. Além dessas drogas, se registrou o aumento de 700% nas apreensões de ecstasy e LSD. Em 2021 foram 3.833 unidades apreendidas, em 2020 total de 479.   

Para o delegado da PCPR, Victor Loureiro, o aumento nas apreensões de drogas é fruto das diversas operações realizadas no período. “Os números são decorrentes da intensificação das ações integradas, do investimento em ferramentas e tecnologias voltadas à atividade de inteligência, da capacitação dos policiais e da utilização de cães farejadores”, enfatiza o policial civil.

Durante as ações, a Polícia Civil prendeu 231 traficantes, resultando em um aumento de 22%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho de 2020 foram presas 189 pessoas. As ações fazem parte de investigações de alta complexidade com aplicação de técnicas especializadas. Têm como objetivo a desestruturação e desarticulação de organizações criminosas que atuam no Estado.

O combate ao tráfico de drogas conta com Grupamento de Operações Aéreas da PCPR, que auxilia nas operações, com frota de cinco aeronaves. Essas ações contam com a ferramenta “night sun” ou sol da noite, o equipamento permite iluminar áreas maiores que um campo de futebol e auxiliam em operações que ocorrem durante a madrugada permitindo que os policiais civis tenham êxito em encontrar objetos ilícitos e criminosos.

“A aeronave consegue cobrir uma área de aproximadamente 25 viaturas, ou seja, um perímetro grande, reduzindo riscos aos policiais e auxiliando nas prisões. Nas fronteiras conseguimos evitar que traficantes consigam acessar áreas fluviais e fazer uma cobertura extensa verificando depósitos de drogas ou organizações criminosas atuando nas regiões”, acrescenta o delegado da PCPR Renato Coelho.

A Polícia Civil do Paraná, segundo a divulgação relatada no balanço, também integra a Operação Hórus, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, na região de fronteira, na qual diversas forças de segurança atuam em conjunto para impedir a entrada de ilícitos. Trabalho executado pelas equipes policiais em diversos pontos do Estado e para combater, também, o tráfico de drogas.

Com informação e imagem divulgação/PCPR

Últimas notícias