Mitos e verdades sobre anestesia

 Mitos e verdades sobre anestesia

Foto: Internet

Existem muitos mitos e verdades sobre a anestesia que precisam ser esclarecidos para a população. É comum que os pacientes tenham medo de possíveis complicações no momento da anestesia, mas é importante ressaltar que estes problemas são raros. O Cultura Sul Notícias conversou recebeu com a médica anestesista, Leila Aparecida Mendes, que esclareceu dúvidas recorrentes sobre anestesias.

Leila falou sobre riscos, reações, entre outras dúvidas recorrentes sobre o assunto. Entre mitos e verdades, sabemos que este é um assunto que costuma assustar muitas pessoas, principalmente as que passarão por algum procedimento cirúrgico. Um a cada cinco pacientes tem medo de acordar durante uma operação, segundo uma pesquisa sobre anestesia geral, publicada pelo Journal of Advanced Nursing.

A anestesista, iniciou explicando que a anestesia é um procedimento médico que visa bloquear temporariamente a capacidade do cérebro de reconhecer um estímulo doloroso através da administração de medicamentos por via intravenosa ou inalação, e que embora se trate de uma técnica segura, muitas são ainda as dúvidas sobre o assunto.

Muitos mitos ainda estão presentes, mesmo com o avanço da medicina nos últimos anos como explicou Leila. “No passado essa especialidade era realizada por todos os médicos, agora você se forma em medicina e depois estuda mais três anos, exaustivamente, para compreender melhor tudo que é relacionado a essa função e poder trabalhar com isso”, comentou.

Quando perguntada se existe algum teste que o paciente pode fazer antes de uma cirurgia para saber se é alérgico a anestesia ela foi enfática que não existe, ou seja é mito. Já sobre a possibilidade de morte devido a anestesia, que é o que muitos temem, a profissional explicou que sim, é possível, mas é muito raro.

Outro estudo sobre o assunto com a Sociedade Americana de Anestesiologia mostra que acontece uma morte a cada 250.000 procedimentos no mundo, ou seja, há apenas 0,0004% de risco da anestesia causar complicações. Leila explicou ainda o que mudou na pandemia na sua função, sobre o seu trabalho no hospital, tipos de reação após passar a anestesia e outros dados importantes. Confira a entrevista na integra na Live do Facebook do Portal Cultura Sul FM ou pelo YouTube do canal Cultura Sul FM.

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias