Temporal com ventania deixa estragos

 Temporal com ventania deixa estragos

Temporal com ventania provocou queda de árvores Foto: Tiago Amaral

Várias cidades do Paraná e Santa Catarina registraram temporais com chuva e ventos fortes que causaram vários estragos na noite de sexta-feira (28/05) e na madrugada de sábado (29/05). Foram 17,2mm de chuva, mas o que mais trouxe preocupação foi realmente a ventania. Em São Mateus do Sul foram registrados alguns estragos em decorrência dos fortes ventos, como queda de árvore na Vila Americana. Em Porto União uma casa foi destelhada e recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros que distribuiu lona para o proprietário.
 

Os estados do Paraná e de Santa Catarina permanecem em alerta neste fim de semana para ocorrência de fortes pancadas de chuva, que podem acontecer a qualquer hora neste sábado nos dois estados.  Há risco de raios e pode chover forte também nas capitais Curitiba e Florianópolis .

As nuvens carregadas vão saindo do Rio Grande do Sul. Para este sábado só há previsão de algumas pancadas de chuva na madrugada ou pela manhã no norte do estado, atingindo áreas do planalto da Serra e do Noroeste gaúcho. Para as outras regiões do estado, não há mais previsão de chuva e o sol aparece na maior parte do dia.

Para o domingo, o alerta é para chuva forte no estado do Paraná. Apesar do afastamento da frente fria, a circulação de ventos em níveis baixos e médios da atmosfera vai forçar a concentração de ar quente úmido sobre o Paraná, o que vai estimular a formação de nuvens bastante carregadas. 

O frio aumenta na segunda-feira sobre o Sul do Brasil e o risco de geada também será maior. O último dia de maio de 2021 deve amanhecer gelado nos estados do Sul do Brasil. Há condições para formação de geada ao amanhecer. 

Últimas notícias