Atendimentos eletivos são suspensos em Imbituva

 Atendimentos eletivos são suspensos em Imbituva

O município de Imbituva suspendeu todos os atendimentos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana e do interior no período de 15 dias. A medida é válida até o dia 9 de junho. A secretaria de Saúde esclarece que atendimentos eletivos são consultas pré-agendadas, acompanhamento dos programas de hiperdia, coletas de exames preventivos e puericultura. Foram mantidos somente o atendimento das gestantes, recém-nascidas, situação de emergência e vacinação incluindo imunização da gripe e coronavírus. Segundo o município, a medida foi tomada para que seja priorizado o atendimento de pessoas com sintomas de coronavírus nas unidades de saúde. “O Pronto Atendimento Municipal (PA) está sobrecarregado. Portanto, é preciso que os usuários com suspeita de Covid se dirijam até a sua unidade de referência. Só serão atendidos no PA casos graves e situações de urgência e emergência. Não é possível atender toda a demanda dos usuários somente no PA. Os médicos e as equipes de todas as unidades já foram solicitados e orientados a atenderem os usuários com sintomas de Covid”, informa a secretaria de Saúde de Imbituva.

As unidades funcionam das 8 às 16 h e estão aptas a receber imbituvenses com sintomas gripais. “Se o usuário chegar à unidade e o médico constatar gravidade no caso, imediatamente será direcionado para o PA, caso contrário, o caso será resolvido na própria unidade. Esta medida é necessária para podermos desafogar o PA, e para que o mesmo consiga cumprir com o seu papel de urgência/emergência, assim como para poder atender as pessoas internadas com Covid que aguardam transferência na Central de Leitos. Usuário colabore! O primeiro passo é recorrer a Unidade Básica na qual você pertence. Precisamos nos organizar com espírito de respeito, coletividade e amor ao próximo para assim podermos sair desta triste e dolorosa situação”, solicita a secretaria de Saúde.

A secretaria de Saúde de Imbituva confirmou mais duas mortes por Covid-19 nesta sexta-feira, 28. Uma mulher, de 68 anos, morreu na Santa Casa de Irati no dia 25 de maio. O resultado positivo do teste da paciente foi liberado hoje. Já um homem, de 42 anos, faleceu no hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa, na noite de quinta-feira, 27. Ele estava internado desde o dia 6 de maio. No total, 70 imbituvenses já morreram em virtude da doença desde o início da pandemia. Mais 73 casos de coronavírus foram diagnosticados e 51 pessoas concluíram o isolamento domiciliar nesta sexta-feira, 28. Sendo assim, a cidade passou para 3.475 casos confirmados e 2.934 munícipes recuperados. 442 pessoas infectadas estão em isolamento domiciliar e 29 estão internadas, sendo 23 em hospitais de referência no atendimento da Covid-19 e seis aguardam transferência no Pronto Atendimento de Imbituva. 203 moradores que tiveram síndrome gripal aguardam resultado dos testes.

Na quinta-feira, 27, entrou em vigor um novo decreto em Imbituva. Ele determina que o tolhe de recolher será das 20 às 5 h do dia seguinte. Foi proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento comercial no município das 5 h de sexta-feira, 28, até as 5 h de segunda-feira, 31, e também durante o período do toque de recolher nos demais dias. Os únicos locais que podem ter atendimento interno são supermercados, mercados, mercearias, armazéns, farmácias, agências bancárias, cooperativas de crédito, lotéricas e postos de combustíveis. O funcionamento foi limitado em 50 clientes por estabelecimento.

Nos domingos, os únicos estabelecimentos que podem atender são farmácias e postos de combustíveis, exclusivamente para abastecimento. Os restaurantes, lanchonetes, padarias, açougues e vendedores ambulantes de lanches podem atender na modalidade delivery todos os dias até às 22 h e take away (retirada no local). É proibida a entrada de pessoas no estabelecimento. Oficinas mecânicas, center cars e borracharias só podem realizar atendimento de urgência. O decreto proíbe a abertura do estabelecimento para atendimento contínuo.

Os seguintes empreendimentos podem trabalhar no sistema delivery: empresas de materiais para construção, distribuidoras de gás e combustíveis, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas, restritos ao horário do toque de recolher e somente de segunda a quinta; e serviços de comercialização de peças para veículos automotores. Os demais serviços e estabelecimentos estão proibidos de funcionar até o dia 8 de junho. Neste período estão suspensas as atividades religiosas presenciais. As celebrações só podem ocorrer de forma online. Já parque aquático municipal permanece interditado ao público.

Da redação Cultura Sul FM com informações da rádio Najuá

Últimas notícias