Sindicato das Escolas Particulares entra na justiça por retorno de aulas presenciais

 Sindicato das Escolas Particulares entra na justiça por retorno de aulas presenciais

O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), entidade que representa mais de 500 instituições de ensino no Estado, entrou com um mandado de segurança nesta terça-feira (02/03). Nele o pedindo por retorno das atividades presenciais nas escolas particulares paranaenses associadas, com base na prerrogativa da educação ser atividade essencial declarada pelo próprio Governo Estadual.

“Estamos ouvindo a população e agindo em favor dos nossos associados, pois sabemos que o ambiente escolar é controlado e onde seguimos uma série de protocolos estabelecidos pelo poder público”, destaca Douglas Oliani, presidente da Sinepe, em nota encaminhada pela assessoria do Sindicato para a reportagem.

A educação é uma atividade que já foi inclusive declarada essencial pelo governo do estado, segundo o Sinepe. “Acatamos a paralisação da educação, mas seguimos com o nosso papel de representação das instituições particulares de ensino”, reforça Douglas Oliani. Apesar das escolas, de todo o Paraná, terem fechado em março de 2020, na rede privada o ensino foi retomado no início do mês de fevereiro.

O governador Ratinho Junior sancionou a Lei que torna a educação atividade essencial no Paraná. A própria legislação permite que o Governo faça alterações quando da situação de pandêmica no estado. É o que traz o Decreto Estadual nº 6983 que retirou a educação do rol de serviços ou atividades essenciais aos paranaenses e determinou a suspensão das aulas em todos os estabelecimentos de ensino, sejam públicos ou particulares.

No domingo (28/02), uma manifestação com centenas de professores, pais e familiares de alunos do ensino fundamental fizeram uma carreata contra o fechamento de escolas e pelo retorno das aulas presenciais. O Movimento Escolas Abertas Paraná citou a presença de cerca de 400 veículos nesta mobilização e tem novo manifestado programado para o próximo domingo (07/03), em Curitiba.

Da redação Cultura Sul FM com informações do Sinepe/PR e imagem reprodução do Instagram Escolas Abertas Paraná

Últimas notícias