Paraná pretende ampliar testagem para Covid-19 por meio de Universidades

 Paraná pretende ampliar testagem para Covid-19 por meio de Universidades

O objetivo do Governo do Paraná, frente ao avanço no número de casos, é de ampliar a capacidade de testagem do novo Coronavírus (Sars-CoV-2). A iniciativa faz parte da estratégia de controle da pandemia em todo Paraná e visa quase que dobrar o número de teste para a doença realizados por meio dos laboratórios de Universidades estaduais, com aporte de quase R$ 1,5 milhão.

A ação é da Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular SARS-CoV-2, implementada por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o apoio Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e das universidades estaduais e federais situadas no Paraná. O superintende da pasta, Aldo Nelson Bona, cita que ampliar a capacidade de testagem é crucial neste momento de agravamento da pandemia.

“Quanto mais o Paraná tiver condições de testar sua população, mais assertividade se pode ter na condução das políticas de enfrentamento da pandemia”, afirma. Proporcionalmente ao número de habitantes, o Estado é o que mais testa pessoas para a Covid-19. Segundo ele, a disponibilidade de kits para as universidades, por parte da Sesa, é um passo importante para usar a capacidade dos laboratórios existentes.

A expectativa, segundo o governo, é aumentar a capacidade de realização de testes RT-PCR mensais das universidades, dos atuais 23 mil para 42.600. A iniciativa conta com aporte de R$ 1,4 milhão, viabilizado pelo Fundo Paraná. Usando assim, conforme Bona, a estrutura das instituições de ensino em favor dos paranaenses, e buscando tornar o Estado mais assertivo em suas ações diante da pandemia.

“Os recursos já estão disponíveis e começam a ser investidos em aquisição de equipamentos para melhoria de laboratórios das universidades que integram a rede. A ampliação da produção se dará em seguida à estruturação dos laboratórios”, frisou o Governo do Paraná. Além de equipamentos, também haverá reforço de profissionais, com chamada pública para contratação de bolsistas para as universidades.

Da redação Cultura Sul FM com informações e imagem da Seti/AEN

Últimas notícias