Multas e notificações começam a ser aplicadas em São Mateus do Sul

 Multas e notificações começam a ser aplicadas em São Mateus do Sul

Nesta quarta-feira, (10/03), multas e notificações já começaram a ser aplicadas na região central de São Mateus do Sul. A equipe da vigilância sanitária do município, aumentou a fiscalização dos cuidados contra a Covid-19, e estiveram alertando os munícipes que andam sem máscara ou que fazem o uso indevido dela, deixando a máscara no queixo.

A equipe da vigilância, também esteve fiscalizando e levando orientações em relação ao uso obrigatório do álcool 70%, ao entrar em estabelecimentos comercias, quem não fizer essa prática, também poderá, ser notificado e até mesmo multado.

Segundo informações repassadas pela vigilância, o departamento já passou orientações e notificou bancos, cooperativas de crédito e casas lotéricas, sobre os cuidados a serem tomados, para que assim, se evitem filas e aglomerações. Em relação as fiscalizações, cada empresa também é responsável pela fiscalização de seus clientes e colaboradores.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em sua rede social fez o alerta. “O uso de máscara não é alternativo, é obrigação de todo cidadão e a partir de agora, multas começarão a ser aplicadas a qualquer pessoa que transitar sem a utilização correta de máscara, seja em vias públicas, seja no interior de estabelecimentos”.

A transmissão do novo corona vírus pode ocorrer de forma assintomática, ou seja (você pode pegar o vírus e não apresentar tosse, dor de garganta ou febre, por exemplo, são pessoas com o vírus, mas sem sintomas, com isso, seguindo o decreto, fica estabelecido o uso de máscaras por todas as pessoas que estiverem fora de sua residência, enquanto perdurar a pandemia.

VALORES DAS MULTAS

Serão cobrados valores diferentes para pessoa física e para a pessoa jurídica, sendo cobradas em Unidade Fiscal Municipal (UFM), para pessoa física, sendo de 2 a 5 UFM, e para pessoa jurídica, será de 20 a 50 UFM. Cada unidade corresponde o valor de R$ 49,50.

O critério para gerar a multa, será baseada na reincidência da pessoa, ou seja, na primeira abordagem será cobrada 1 UFM em uma segunda abordagem 2 UFM, e assim, sucessivamente. Os valores cobrados, irão para um fundo, onde será destinado todo valor arrecadado para ações voltadas à Covid-19.

Da redação do Portal Cultura Sul com informações e fotos da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul

 

Últimas notícias