Dia mundial da oração

 Dia mundial da oração

O Dia Mundial da Oração é uma celebração móvel que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês de março, desde 1968. Este dia não é destinado apenas para uma religião específica, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras benéficas para a humanidade.

 

A oração é um ato do interior do homem, onde este “conversa” com Deus para agradecer pelas coisas boas de sua vida, para pedir orientação sobre seus problemas e por aquilo que almeja. Segundo o padre Sidnei José Reitz, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, orar é uma forma que o homem encontra em buscar a força divina.

 

“A oração é a súplica dirigida a Deus ou a outra divindade que se creia, fazendo uma invocação em agradecimento ou uma súplica por algo que necessita”, explica o padre. O Dia Mundial de Oração surgiu com um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e do Canadá no século XIX, com o objetivo de conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras, mas também agir efetivamente no auxílio de causas sociais.

 

No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938, por um grupo de cristãos da Igreja Presbiteriana. Segundo o padre Sidnei, a pessoa que ora é motivada pelo entusiasmo de seu próprio discurso, pois a fé eleva a crença de que seu desejo será atendido, abre espaço para a renovação do espírito, através do sentimento interior de esperança. A data é celebrada em mais de 170 países, com o principal objetivo de promover o aumento das obras missionárias, além de ajudar na troca de experiências entre cristãos e fiéis religiosos de todo o mundo.

Da redação do Portal Cultura Sul FM

Últimas notícias