Unidade prisional de Porto União tem surto de Coronavírus, com 68 infectados

 Unidade prisional de Porto União tem surto de Coronavírus, com 68 infectados

São 67 casos positivos de detidos com Covid-19 apontados em boletim epidemiológico deste domingo (28/02). Os casos se alastraram e detentos da Unidade Prisional Avançada (UPA) foram testados após apresentarem sintomas gripais. A informação foi confirmada pela secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativas de Santa Catarina.

Conforme a informação repassada são 67 detentos e um funcionário da UPA com a Covid-19. Não se sabe como o vírus chegou até os detidos da unidade. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde de Porto União os casos estão sendo monitorando e todos já receberam atendimento médico.

Desde sexta-feira (26/02), quando os detentos passaram a apresentar sintomas gripais houve a mobilização para testar os detentos e funcionários. Os testes rápidos mostraram, de imediato, casos positivos para Covid-19. A UPA fica no meio da cidade de Porto União e tem retrospecto de bom comportamento dos detidos na unidade.

O passo seguinte é, por meio do Estado de Santa Catarina, fazer a investigação epidemiológica para buscar saber como a contaminação se alastrou na unidade. O entendimento da secretaria municipal é de que a situação está sob controle. Porto União teve 68 casos novos nas últimas 24h de Covid-19.

O município tem 44 leitos na enfermaria destinados para pacientes de COVID-19. Destes, 38 estão vagos e seis ocupados. As Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) são sete e todas estão ocupadas. Ao todo Porto União tem 256 casos e União da Vitória 111, o que perfaz o número total de 367 casos ativos nas duas cidades, conforme as divulgações oficiais de ambas as prefeituras.

Da redação Cultura Sul FM com arte e informações das prefeituras de Porto União e União da Vitória

Veja também