Tenente dos Bombeiros esclarece dúvidas sobre acidente

 Tenente dos Bombeiros esclarece dúvidas sobre acidente

Foto e informações Portal Cultura Sul FM

Na entrevista dessa terça-feira (09/02), ao Cultura Sul Notícias, o Tenente Maltaca do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, esclareceu dúvidas sobre como proceder ao se deparar com um acidente em rodovias. Buscando ilustrar essa situação, lembramos um acidente que comoveu o país inteiro, envolvendo dois caminhões, sendo que com o impacto, um deles pegou fogo.

Os condutores eram pai e filho. Em entrevista o pai relatou que reduziu a velocidade de seu caminhão devido ao fluxo lento, mas o seu filho, que o acompanhava em outro caminhão, não conseguiu frear e acabou colidindo. O acidente aconteceu na BR-467, na altura de Cascavel, no Paraná

Vídeos circularam nas redes sociais mostrando o acidente, as imagens mostram que ninguém parou para prestar ajuda ao caminhoneiro, e quem parou se preocupou apenas em registrar o acidente em vídeo. Uma das soluções apontadas por muitas pessoas seria juntar extintores dos motoristas que passavam pelo local, buscando controlar o incêndio.

Para Maltaca, é difícil dizer se isso resolveria ou não a situação. “Se todos parassem e utilizassem os extintores, com certeza iria diminuir e controlar o incêndio. Existiria uma possibilidade, uma segunda chance para aquela vítima”, explicou. Ele ressaltou ainda que naquela ocasião, outro fato agravante do acidente, foi o rapaz ficar preso às ferragens, não conseguindo sair do caminhão.

Outro ponto importante frisado pelo Tenente foi a empatia. Nesse caso em especial, os bombeiros não sabem quem chamou o Corpo dos Bombeiros. “O ajudar não é necessariamente preciso ir lá ao lado do pai e ajudar ele a puxar o filho. Uma pessoa que parou ali, que ligasse para a emergência na hora, com certeza agilizaria o processo. Mas infelizmente se preocupam em filmar”, lamentou.

Quando chamar o SAMU  e quando chamar os Bombeiros

Outro ponto alto da entrevista, foi os esclarecimentos do Tenente com relação a diferença dos trabalhos realizados pelo Corpo de Bombeiros no município e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que começou a funcionar desde o início deste ano.

Ele esclareceu que os trabalhos são diferenciados, já que o Samu tem foco nos atendimentos clínicos, crises compulsivas, desmaios, além de contar com um médico que pode atender no local.

Já os Bombeiros, focam nos acidentes de trânsito, quedas, incêndios, acidentes com produtos perigosos, além de trabalhar em parceria com o SAMU, como em um acidente com múltiplas vítimas.

A entrevista completa está disponível na página do Facebook do Cultura Sul FM: https://www.facebook.com/culturasulfmsms/videos/351762172496720

UTILIDADE PÚBLICA

BOMBEIROS 193

SAMU 192

Últimas notícias