Quaresma e distribuição das Cinzas: simbolismo e ponto de conversão católica

 Quaresma e distribuição das Cinzas: simbolismo e ponto de conversão católica

Seguindo a orientação da Santa Sé (Vaticano), a diocese de União da Vitória fará a imposição das cinzas sem tocar em ninguém. Apenas depositando sobre a cabeça dos cristãos católicos, seguido de orações coletivas administradas pelo clero. Mantendo os protocolos de segurança em saúde e distanciamento social, nas tradicionais celebrações que abrem o calendário da quaresma (preparação para a Páscoa).

Dia de 17 de fevereiro é a chamada Quarta-feira de Cinzas, neste ano de 2021, para os devotos da fé católica com ligação a Roma. A Igreja Católica Apostólica Romana inicia o calendário de quaresma, período de oração e jejum de carne em alguns dias, para preparar os cristãos para a Ressureição de Jesus Cristo – Páscoa. Neste ano, com restrições sanitárias, conforme os protocolos de cada localidade.

A colocação de cinzas sobre as pessoas tem o seu valor ritualístico quaresmal. “O significado da quaresma não é simplesmente, por exemplo, impor as cinzas por impor. Mas as cinzas simbolizam um desejo de conversão porque a gente percebe que é vida é breve, apenas uma passagem. A qual nós temos que dar o maior valor possível em fazer nela uma história bonita”, explica o bispo diocesano dom Walter Jorge.

Focando a paz de espírito consigo e com o próximo. “De bem, de caridade, de amor verdadeiro e de conversão a Deus sempre mais”, observa sobre o sentido da quaresma. “Conversão sincera”, acrescenta, no foco de seguir os passos de Jesus Cristo, com amor a Deus e ao próximo. Neste clima de reflexão tem início o período de privação do consumo de carne, às quartas e sextas-feiras.

O clero colocará as cinzas em silêncio nos fiéis e as orações serão administradas de forma coletiva. “Para evitar de falar próximos uns dos outros”, frisa o bispo. Reforçando a importância de todos seguirem os protocolos para evitar contágio com a Covid-19, como a capacidade de pessoas dentro dos templos e a recomendação de higienização. Ao longo da semana as igrejas manterão cinzas para depositar sobre os fiéis.

Da redação com informações e foto da diocese de União da Vitória

Últimas notícias