Inicia a vacinação em idosos com mais de 90 anos em Antônio Olinto

 Inicia a vacinação em idosos com mais de 90 anos em Antônio Olinto

Idosa recebendo a vacina em seu domicílio

A Secretária de Saúde Antônio Olinto, Nelize Wrubleski, participou do Cultura Sul Notícias na quarta-feira, 10, esclarecendo dúvidas relacionadas sobre a Campanha de Vacinação dos idosos que começou no município para o grupo acima de 90 anos de idade. Ela explicou que o município recebeu a terceira etapa da vacina e com isso foi possível concluir a vacinação nos trabalhadores da saúde.

“Iniciamos a vacinação nos idosos acima dos 90 anos, e vai ter vacinas suficientes como prevê o plano de vacinação para o próximo grupo que é os acima dos 85 anos já irem sendo vacinados”, disse. Cada etapa é seguida pelos protocolos de prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI), sem dar prioridade para outros profissionais ou pessoas que não estejam dentro destes critérios legais existentes.

A secretária relatou ainda, que o município organizou um plano de ação, que foi elaborado por uma equipe multiprofissional de acordo com a realidade e experiência em outras campanhas de vacina realizadas no município. “Esse plano foi apresentado à Câmara de Vereadores do município e a ao conselho de saúde, com uma responsabilidade grande com relação a essa operacionalização”, comentou.

Essa etapa da vacinação será realizada em domicílio, por ser um quantitativo pequeno, além do objetivo de otimizar o número de doses. “Os frascos são de 10 doses com uma validade de 8hs depois de aberto, então eu não posso correr o risco de perder nenhuma dose, por isso, com a vacinação em domicilio, será possível contemplar toda essa faixa etária”, explicou Anelize.

A partir do encerramento desse grupo, será iniciada a vacinação do grupo que vai dos 85 a 89 anos de idade e posteriormente, o grupo que vai dos 80 a 84 anos de idade ainda em domicilio. Às demais etapas serão realizadas no sistema Drive-Thru (vacinação dentro do carro), nesse sistema, a pessoa responsável chegará à sede, onde receberá orientações para receber a vacina com todos os cuidados necessários.

Com relação às pessoas que tem alguma dificuldade de locomoção, a Secretária informa que com os dados das agentes de saúde é possível verificar qual idoso necessita receber a vacinação á domicilio, e caso alguém não tenha condições de ir até o local, pedem para informar que será realizada a visita á domicilio e assim aplicada a vacina, buscando atender á todos.

Buscando sanar as dúvidas da população, a secretaria de saúde de Antônio Olinto, agora conta com um número de telefone (42) 98870 8555 que é destinado ao Plantão/ Covid19.

Da redação do Portal Cultura Sul Fm com informações e fotos da Secretaria Municipal de Saúde de Antônio Olinto

Últimas notícias