IFPR de União da Vitória está com edital aberto para cursos técnicos

 IFPR de União da Vitória está com edital aberto para cursos técnicos

As inscrições se encerram nesta segunda-feira (08/02), com seleção realizada por sorteio público de 01 a 03 de março. O edital do Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) 2021 é para o ingresso em cursos técnicos de nível médio na modalidade presencial. São 80 vagas para o Campus União da Vitória, 80% (oitenta por cento) são destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência.

“O sorteio público para o preenchimento das vagas dos cursos técnicos é a opção mais segura e democrática que poderia ser tomada neste momento de pandemia, tendo em vista que a maioria dos candidatos é adolescente e seria arriscado fazer com que se deslocassem e se reunissem nos locais de prova, ainda que fossem tomados todos os cuidados que a situação exige”, explica Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino.

“Além disso, o sorteio público coloca em nível de igualdade todos aqueles que buscam uma vaga nos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná”, completa o pró-reitor. As inscrições são para 40 vagas de curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (3 anos de duração). E, outras 40 vagas, para o curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (3 anos de duração).

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita.

Ainda há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. No Anexo II do edital é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR. 10% do total das vagas é ofertado para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

O sorteio público será realizado nos dias 01, 02 e 03 de março de 2021. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento virtual dos sorteios. As inscrições custam R$ 25,00 e podem ser feitas até hoje, dia 08 de fevereiro. Para ser concedida a isenção da taxa o interessado precisou comprovar que não poder arcar com tal ônus junto ao IFPR. A data limite para este pedido encerrou em 29 de janeiro.

Devido à suspensão das atividades presenciais no Campus União da Vitória, como medida de prevenção e combate à pandemia de Covid-19, não há atendimento telefônico ou presencial na unidade, mas as dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail oficial do campus: [email protected]

Da redação com informações e imagem do IFPR

Últimas notícias