Em meio a pandemia, leitores “viajam” dentro de casa

 Em meio a pandemia, leitores  “viajam” dentro de casa

Biblioteca Pública de São Mateus do Sul conta com mais de 25 mil obras

Em tempos de pandemia com as restrições impostas para sair de casa, existem outras possibilidades de conhecer lugares, culturas e histórias dos mais diferentes lugares do mundo, através da leitura. Assim como outros departamentos a Biblioteca Pública de São Mateus do Sul está com atendimento diferenciado, seguindo as normas de restrições, mas continua realizando os empréstimos, ajudando muitos leitores a “viajarem” dentro de casa.

Há uma crença de que a grande oferta de meios eletrônicos ainda na infância tem afastado crianças e adolescentes da leitura, afinal, celulares são mais populares que livros e permitem um acesso amplo a diferentes mídias, mas segundo a responsável da Biblioteca Pública da cidade, Daniela Cristina Stalski Bieda, mesmo com a pandemia existem muitos leitores fieis.

Ela contou, que por enquanto o atendimento está restrito, somente para empréstimos, seguindo os protocolos, usando máscara, além de usar álcool nas mãos ao entrar e sair da biblioteca. “Agora só pode vir emprestar, não podendo permanecer na biblioteca, evitando aglomerações, sempre entrando apenas três pessoas por vez”, explicou. Daniela contou ainda que a partir dos 14 anos já é possível realizar o cadastro munido de um documento de identificação e um comprovante de residência.

Menos de 14 anos devem ir acompanhados de um responsável para realizar o empréstimo

Daniela enfatizou que os empréstimos não ficam restritos apenas aos São-mateuenses, mas são estendidos a cidades vizinhas como São João do Triunfo, Antônio Olinto e outras. “Temos aproximadamente quatro mil cadastros ativos de toda região. Um dos leitores mais assíduos é um senhor de Rio Claro que á cada dois meses vez fazer novos empréstimos”, contou. Ao todo segundo ela, a biblioteca conta com aproximadamente 27 mil obras, entre livros, revistas e jornais.

Segundo um levantamento feito pelo Ibope Inteligência e encomendado pelo Instituto Pró-Livro, o chamado “Retratos da Leitura no Brasil”, o número de leitores no Brasil ainda é bem inferior ao desejado, mas é de se considerar o aumento da busca por obras literárias, que segundo o estudo está atrelado as adaptações de obras literárias para o cinema e a TV despertam a curiosidade pela obra original.

Ao atrair a atenção de crianças e adolescentes para as telonas, muitos autores conseguem estimular a busca pelos livros que deram origem aos roteiros. Prova disso é o sucesso de vendas de títulos como Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, Divergente, Diário de Um Banana, Diário de Uma Princesa e outros livros que foram adaptados para outras mídias.

Daniela ainda falou sobre a importância da leitura. “A leitura é tudo, é uma distração, um aprendizado, um conhecimento. Através da leitura você viaja, aprende muita coisa”, concluiu. Para quem quiser fazer doações de livros, é só levar as obras até a biblioteca no horário de atendimento ou entrar em contato pelo telefone  39127053 que alguém irá buscar a doação.    

Utilidade Pública

Local: Biblioteca Municipal (sala na estação rodoviária)

Horário de atendimento: 8h00 as 12h00 e das 13h00 17h00

Atendimento de segunda à sexta-feira  

Da Redação Cultura Sul FM

Últimas notícias