Consulta pública mostra preferência por ensino à distância, na Lapa

 Consulta pública mostra preferência por ensino à distância, na Lapa

A secretaria de Educação realizou entre os dias 25 a 27 de janeiro uma pesquisa direcionada aos pais de alunos da rede municipal de ensino, professores e servidores das escolas. Com o objetivo, conforme a prefeitura, de saber “a opinião de toda comunidade escolar quanto ao modelo de ensino a ser adotado para o início do ano letivo 2021”.

O resultado final mostra que a maioria prefere, neste momento, o ensino remoto – semelhante ao aplicado em boa parte do ano passado. No total 2.632 pais e responsáveis pelos alunos, do Pré II ao 5º ano, responderam a pesquisa. Optaram pela continuidade do ensino a distância 1.661 entrevistados (63%), 627 querem o modelo híbrido (24%) e 344 desejam o retorno presencial (13%).

O questionário foi direcionado também aos professores e funcionários das instituições de ensino, com resultado similar. Participaram 470 servidores e a maioria, 312 (66%), querem o ensino a distância. Outros 120 (26%) optaram pelo sistema híbrido e 38 (8%) o modelo presencial. Após esta consulta pública, a secretaria de Educação prepara o início da atualização pedagógica visando o retorno no modelo não presencial.

“Foi uma escolha democrática e a vontade da maioria será respeitada” destacou a secretária municipal de Educação, Cristina Ganzert. O ensino, de forma remota, inicia na rede municipal no dia 18 de fevereiro. A partir 18 de março, avaliando a curva epidemiológica, poderá ser adotado o modelo híbrido opcional aos pais que assim preferirem.

Por conta disso está em construção o protocolo de retomada das atividades presenciais, juntamente com a Comissão Municipal de Gerenciamento da Covid-19 na Educação. Cristina Ganzert, a secretária de Saúde Gabriela Sampaio e o prefeito Diego Ribas participaram de uma transmissão ao vivo (live) para melhores informações e esclarecimentos na tarde desta segunda-feira (01/02).

Da redação com informações e imagens da prefeitura da Lapa

Últimas notícias