Bispo recomenda seguir as determinações em Saúde, para os fiéis da região

 Bispo recomenda seguir as determinações em Saúde, para os fiéis da região

O Decreto emitido na sexta-feira (26/02) permite a realização de cultos e demais celebrações religiosas presenciais com limite de público de 15% do máximo permitido para cada espaço. Contudo, a recomendação da Diocese de União da Vitória é de que os fiéis católicos assistam de forma virtual e, caso vão as igrejas ou capelas, que mantenham as regras impostas para proteger a si e ao próximo.

O bispo diocesano, dom Walter Jorge, por meio do seu setor de comunicação, publicou uma nota e um vídeo com orientações aos cristãos. Além das determinações do Decreto Estadual 6.983/2021, a secretaria de Estado da Saúde editou a Resolução (221/2021) que estabelece o regramento das atividades religiosas. “E que sigam também, as orientações, caso haja outras orientações, das secretarias municipais de Saúde”, frisou.

“Estamos todos muito preocupados”, afirmou. Ressaltando de que não é necessário fazer alardes, mas há aumento significativo do número de infectados e mortos. Por conta disso, segundo ele, é necessário tomar as devidas providências. Sobretudo visando proteger os mais desprovidos, os mais pobres. Dom Walter Jorge fez o pedido para que os fiéis observem as recomendações. “Os padres deverão escutar e orientar as igrejas, as paróquias, nos cumprimentos destas normativas”, frisa.

O intuito é de que todos cooperem, no entendimento do bispo para que haja união e oração. Com proteção maior aos mais idosos e grupos de risco, evitando de levar as crianças nas igrejas e capelas. Além da limitação de público, a higienização pessoal e dos ambientes, o uso de máscara para todos, inclusive o celebrante, e a orientação de distanciamento social estão presentes no comunicado.

A diocese sugere o uso de salão aberto para as celebrações, entre outras medidas protetivas, como marcação dos espaços a serem utilizados e fixação das orientações em locais visíveis. O atendimento individual é permitido, mas com todo cuidado e respeito às normas sanitárias. Outro pedido do bispo é que os decretos e resoluções emitidos sejam lidos no sentido de colaborar na contenção do contágio.

Link do vídeo postado no YouTube: (219) Novas orientações para diocese 27.02.2021 com [Dom Walter Jorge] – YouTube

Da redação Cultura Sul FM, com informações e imagem da Diocese de União da Vitória

Últimas notícias