Antônio Olinto conta com serviço do SAMU

 Antônio Olinto conta com serviço do SAMU

Na entrevista dessa quarta-feira (17/02), ao Cultura Sul Notícias, a Secretária de Saúde do município de Antônio Olinto, Nelize Wrubleski, trouxe um assunto de extrema relevância para ser divulgado aos munícipes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que teve início seus trabalhos em janeiro deste ano.

Nelize relatou que esse é um trabalho inédito no município que veio somar com os trabalhos já desenvolvidos pela Secretária de Saúde da cidade. “Os trabalhos do SAMU iniciaram em janeiro desse ano, mas ainda foi pouco divulgado, o telefone braço 192, demorou para ser liberado, mas depois de alguns ajustes o problema foi solucionado e queremos divulgar esse trabalho”, relatou.

O SAMU 192, está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. O serviço reúne médicos, enfermeiros e socorristas, que podem prestar atendimento em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.

Ao ligar, o cidadão é atendido por um profissional treinado que fará perguntas para iniciar o socorro. Neste momento é importante que a pessoa que realizar a ligação solicitando o apoio do SAMU repasse o máximo de informações para que o atendente da regulação, possa definir qual tipo de equipe e veículo será encaminhado para o local, pois existem tipos diferentes de ambulância para atendimento das chamadas.

Ao ligar para o 192 é importante tentar responder a todas as perguntas solicitadas com calma. “Nesse primeiro momento, pode ser mais difícil para equipe chegar em algumas localidades, mas nossa equipe está trabalhando em parceria para auxiliar o SAMU, e conseguir atender toda a comunidade”. A secretária explicou ainda, que esse serviço é pago mensalmente via consórcio, sendo o total R$ 25,978,17 mês, sendo um valor percapta de R$ 3,49 por munícipe.

ATENÇÃO

Ligue para o SAMU 192 somente se estiver diante de uma situação de emergência. Um trote pode impedir que uma vida seja salva.

Da redação do Portal Cultura Sul noticias

Últimas notícias