Adotar um animal, gesto de amor: Feira é realizada todo sábado

 Adotar um animal, gesto de amor: Feira é realizada todo sábado

ONG 4 Patas, perdeu 50% da sua arrecadação em 2020, mas segue com seus trabalhos em meio a pandemia

Em meio a pandemia, muitos setores tiveram que se reinventar, se adaptando as novas realidades impostas por decretos, devido a restrições de contato, buscando a não propagação do coronavírus. Um dos trabalhos prejudicado com isso, foi o da Organização não governamental (ONG) 4 Patas, que foi fundada em julho de 2014, tendo como principal objetivo a castração e a adoção responsável.

ONG 4 Patas foi fundada em 2014

Luana Skiba, presidente da ONG, contou sobre o trabalho da organização desde o início das suas atividades. “Foram desenvolvidos vários projetos, como o castramento dos animais, que desde novembro de 2017”. Até o momento já foram contabilizadas a proximamente 800 castrações de cães (machos e fêmeas, adultos e filhotes) com recursos próprios vindos de doações mensais de contribuintes da ONG.

“Temos ainda o projeto pela prefeitura, desde janeiro de 2018 até dezembro de 2020, que contabilizou 1.080 cadelas castradas, sendo que a continuidade deste projeto se dará através de licitação”, explicou Luana, que ainda relatou que por mês, eram pagas 30 castrações pela prefeitura, mas que infelizmente não era o suficiente e a situação se agravou, já que a arrecadação da ONG diminuiu consideravelmente, não conseguindo comportar a demanda.

Segundo ela, a ONG conta atualmente com 90 associados, que doam R$20,00 (vinte reais), por mês para castração. “Todos eles recebem o recibo ao efetivar a doação e a prestação de contas no grupo de associados, eles também têm poder de voto em assembleias e participam das decisões mais importantes da ONG”, relatou. A perca de associados se deu devido á vulnerabilidade das pessoas, já que muitas perderam seus empregos.

Devido as dificuldades relacionadas a pandemia, e a diminuição das contribuições os números de animais aumentaram e as castrações diminuíram. “Não podíamos arcar com os custos de todos os castramento, pois diminuiu em 50% as contribuições e com isso, as castrações em 2020 ficaram abaixo do que deveria para o controle”, explicou.

A presidente Luana disse, que um dos alicerces para as adoções são as feiras, que eram realizadas todos os sábados, e ano passado. “Chegamos a ficar 10 meses sem realizar feira, divulgando os trabalhos nesse período através das redes sociais e rádio, mas não foi o suficiente. Aumentou o número de animais nesse período, muitas pessoas se assustaram inclusive com falsos boatos que cachorros passavam COVID”, relatou.

Moana também está disponível para adoção

Luana relatou que 2020, foi um ano muito conturbado e triste para a ONG, já que não conseguiam dar conta da demanda de animais que estava aparecendo. “Nos ligavam e mandavam mensagem avisando que tinha cachorro abandonado, mas não conseguíamos atender todos”. Ela frisou ainda que a ONG não tem canil e nem sede própria para a acomodação dos animais, que quando resgatados, ficam em lares temporários que normalmente é a casa de quem solicitou ajuda ao animal.

A Organização é composta por uma diretoria de nove pessoas, além dos voluntários que auxiliam nas feiras que agora já foram liberadas pela vigilância sanitária. A ONG conta ainda, com um grupo de notícias, onde são postadas fotos e informações referentes aos animais que estão aptos para adoção. “Temos jovens voluntários ou voluntários mirins, que são nosso alicerce para que nosso trabalho seja possível”. Luana explicou que nas feiras sempre tem um representante da diretoria que coordena e voluntários, sempre respeitando e trabalhando de acordo com os protocolos de segurança.

Importância de adotar

 Quer adotar um cãozinho? Ao adotar, você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados. Os animais de rua já passaram por muito sofrimento e tudo o que precisam é de um lar para serem felizes de verdade. Nesse sábado (27/02), a feira vai acontecer normalmente dentro das regras sanitárias. Confira algumas fotos dos cãezinhos que estarão para adoção.

Alguns dos cãezinhos que estão para adoção

Informativo

Evento: Feira de Animais

Local: Em frente a Pavanelo

Data: Todo sábado

Horário: 9h às 12h00

Duvidas: ONG 4 Patas

Veja também