Rio Iguaçu sobe mais de 1m em União da Vitória nas últimas 24h

 Rio Iguaçu sobe mais de 1m em União da Vitória nas últimas 24h

Rio subiu 1,13m nas últimas 24h e deve seguir subindo

Os dados hidrológicos extraídos do monitoramento da Copel mostram que o Rio Iguaçu subiu 1 metro e 13 centímetros e mais que dobrou nas últimas 24 horas em União da Vitória. Às 14h de quarta-feira (20/01) estava com 2,43 metros e às 14h desta quinta-feira (21/01) atingiu 3,56m na régua de medição.

Quanto à vazão, saltou de 390 metros cúbicos por segundo para 804 neste mesmo período de 24 horas. De acordo com a previsão da Copel este número pode atingir 1.000 m³/s na noite desta sexta-feira (22/01). Na régua chegando entre 4,03 e 4,07m. Se este nível chegar a passar de 5m começa em ameaças residências.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR,) prevê chuvas até o final do mês e como todos os afluentes do Iguaçu então subindo não se descarta a possibilidade de ultrapassar os 5m. Mesmo parando de chover, em União da Vitória o Rio pode subir até 72h após o fim do tempo chuvoso.

As chuvas em União da Vitória exercem pouco influência sobre o nível local. Potencializado por afluentes como os Rios Potinga, Timbó, Claro, Negro, Canoinhas e da Várzea. Além do acumulado das nascentes do próprio Iguaçu na região metropolitana de Curitiba.

Situação de ontem, nível do Rio Iguaçu

Previsão para amanhã final da noite

Da redação com informações do monitoramento da Copel e gráficos reproduzidos do sistema

Últimas notícias