Prefeitura organiza 1ª etapa de vacinação contra Covid-19 em Antônio Olinto

 Prefeitura organiza 1ª etapa de vacinação contra Covid-19 em Antônio Olinto

O município aguarda a vacina contra o Coronavírus. A secretária de Saúde, Nelize Wrubleski, explica que Antônio Olinto deve receber nas próximas horas as 1ªs 36 dose repassadas pelo Ministro da Saúde ao Governo do Estado e redistribuídas paras as regionais de Saúde do Paraná. “Estamos aguardando a logística de entrega feita pela Secretaria de Estado da Saúde e assim que chegarem estarem direcionando para as primeiras pessoas, definidas em protocolos”, explica.

As doses após entregues na 6ª Regional de União da Vitória serão destinadas aos noves municípios da região. Em seguida, aplicadas nos profissionais de saúde, idosos institucionalizados e indígenas. Estes 1ºs grupos foram definidos por protocolos de Saúde Pública e não dependem da escolha dos gestores municipais.

De acordo com a prefeitura, o interesse é de que cada cidadão tenha acesso o mais rápido possível, mas dentro do que estabelece o Ministério da Saúde e o Estado do Parana. As doses destinadas ao município seguirão, conforme logistíca da 6ª Regional de Saúde, para São Mateus do Sul onde a secretária Nelize receberá oficialmente as vacinas. Em seguida, transportadas para o município. “Antônio Olinto está aguardando”, acrescenta.

A vacinação é feita com critérios e grupos definidos por questões técnicas e científicas. Assim que as doses estiverem em posse da secretaria de Saúde, segundo Nelize, serão aplicadas nos profissionais de saúde. “A esperança aumenta, mas cada cidadão precisa aguardar a sua vez de ser vacinado e manter as recomendações de proteção pessoal e ao próximo! Sem deixar de lado a prática de usar máscara, fazer a higienização recomendada, entre outras coisas”, completa.

Últimas notícias