Prefeitura de São Mateus do Sul divulga do Plano de Vacinação contra Covid-19

 Prefeitura de São Mateus do Sul divulga do Plano de Vacinação contra Covid-19

O objetivo é de expor de forma transparente as regras impostas por protocolos estaduais que têm base no Ministério da Saúde (MS). “Manter a população informada e esclarecida sobre o planejamento da secretaria de Saúde de São Mateus do Sul em relação ao tratamento da Covid-19, anunciamos para ampla divulgação o Plano de Vacinação no município”, conforme a divulgação oficial da prefeitura.

“As operações logísticas para a vacinação contra a Covid-19 no Estado do Paraná compreenderão o recebimento, o armazenamento e a distribuição das doses de vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde (MS) com base nas diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, descreve a publicação. Serão cinco etapas e na última entra a população em geral abaixo de 60 anos, do mais idoso para o mais jovem.

Na fase 1 (em andamento) estão, conforme divulgação da prefeitura e por sequência: SAMU e Corpo de Bombeiros, servidores do CAPs, Centro de Fisioterapia, laboratórios que coletam exames para Covid-19, serviços ambulatoriais, consultórios e profissionais autônomos da área de saúde, como dentistas, médicos, entre outros.

A 2ª fase (aguardando finalizar a 1ª) estão os idosos acamados, pessoas a partir de 80 anos, depois de 75 a 79, de 70 a 74, 65 a 69 e 60 a 64. Seguida da etapa 3 para: cardiopatas graves, diabéticos, hipertensos, obesos (IMC≥ 40), portadores de doenças neurológicas e pneumáticas graves, com deficiência permanentes e severas, portadores de neoplasias, imunossuprimidos e transplantados, população em situação de rua, trabalhadores educacionais, da assistência social e casas/unidades de acolhimento.

Na 4ª fase estão os profissionais de limpeza pública, recicladores, profissionais de segurança pública, motoristas, professores, taxistas e motoristas de aplicativos. A 5ª etapa será para funcionários e população privada de liberdade (detidos em prisões) com exceção feita aos trabalhadores de saúde e segurança. Seguida da população em geral, com menos de 60 anos na sequência dos mais velhos para os mais jovens.

A secretária de Saúde, Marly Perrelli, esclarece que o objetivo é de que a vacina chegue em cada são-mateuense com a maior brevidade possível. Contudo, a prefeitura segue as regras estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização e Secretaria de Estado da Saúde. Assim que as doses vão chegando o departamento tem a obrigatoriedade de respeitar este calendário de prioridades.

Nesta primeira fase foram vacinados dez trabalhadores de instituições que cuidam de idosos e mais 15 pessoas idosas destes locais. 18 servidores da unidade sentinela, 21 do pronto atendimento, dez vacinadores, 69 profissionais do Hospital e Maternidade e outros 100 das Unidades Básicas de Saúde. Sete do setor de odontologia e 19 da vigilância em Saúde. Todos os dados estão sendo divulgados publicamente.

Seguido de 24 profissionais do SAMU, 25 Bombeiros, quatro do CAPs, oito do Centro de Fisioterapia, dez de laboratório que fazem coleta de exames da Covid-19, oito motoristas que transportam infectados com o Coronavírus e 23 trabalhadores de serviços ambulatoriais. Totalizando 371 doses. Nesta terça-feira (26/01) nova remessa da CoronaVac deve seguir com o roteiro, ainda na fase 1.

Da redação com informações e reprodução de imagens da prefeitura de São Mateus do Sul

Últimas notícias